18 de abril de 2023
A solenidade da adesão da Heineken ao Projeto Bocaina realizada na semana passada provocou a maior repercussão na sessão de ontem da Câmara de Passos: os vereadores se sentiram rejeitados, pois sequer foram convidados para o evento no Palácio da Cultura.
A reclamação partiu da própria presidente da Casa, Aline Macedo, que abriu o grande expediente, lamentou a exclusão do legislativo no evento e fez um alerta a um secretário municipal: “se quiser impor alguma coisa ao legislativo, está batendo na porta errada”, disse.
O primeiro a ocupar a tribuna no grande expediente, Michael Silveira também mostrou sua indignação, apoiou a presidente da Casa e citou a Secretária de Educação, Rosa Beraldo (foto), como exemplo: na semana passada ela promoveu algumas inaugurações e convidou todos os vereadores para os eventos.
Plinio Andrade também cumprimentou a postura da presidente da Casa no caso. Mas mudando de assunto, pediu a Prefeitura para estudar a ligação asfáltica do bairro da Penha até o Distrito Industrial II.
O vereador Dirceu Soares relatou os trabalhos da comissão de Saúde da Casa para o enfrentamento aos casos de dengue em Passos, o que considerou um “crime sanitário” que representa o problema na cidade.
Luiz Carlos Souto Jr foi o primeiro a nominar o titular da Secretaria de Planejamento, Maxuel Ribeiro, como responsável por ter ignorado o papel da Câmara na recente solenidade da Heineken. “Foi um desrespeito à instituição Câmara, sem o que a empresa não viria para Passos”, afirmou.
O líder do prefeito na Casa, Maurício Silva, disse que a solenidade acabou surpreendendo a todos, inclusive o prefeito Diego Oliveira.
Contou que a previsão era de uma visita ao prefeito, quando seria assinada a adesão. Mas também reconheceu que os vereadores teriam que ser convidados como diversas outras autoridades. Revelou que o lançamento da pedra fundamental da fábrica será realizado em maio.
Ainda em sua fala, o líder revelou que a Prefeitura liberou de mais 5 PSFs – e credenciou 12 gabinetes dentários na cidade que serão implantados nos PSFs .
Francisco Sena relatou as reuniões com o Ministério Público sobre os contratos com a Unibase sobre as obras de asfaltamento na cidade.
A respeito da nota divulgada na edição do dia 15 de abril, nesta coluna, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Passos informa, que todas as portarias de nomeações dos cargos em comissão foram devidamente publicadas nos sites oficiais de acordo com a lei.
E informou ainda que o site da autarquia, onde as nomeações não foram publicadas, está em manutenção e em breve estará no ar.