Ícone do site Folhadamanha

INFORMES

Reunião na Ameg / Foto: Divulgação

Cadastro

Os cerca de 47 mil clientes do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Passos terão que comparecer à sede da autarquia, no bairro São Francisco, para fazer recadastramento dos dados. Segundo o Saae, a medida é em virtude da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), de 2018.

Documentos

De acordo com a gerente de Relacionamentos do Saae de Passos, Maytsa Lemos, os consumidores devem levar escritura do imóvel, ou contrato de compra e venda ou contrato de aluguel e os documentos pessoais.

Segunda via

O Saae também informa que para a retirada de segunda via pela internet, por exemplo, pela LGPD só é possível conseguir se o CPF do requerente for o mesmo do titular da conta cadastrado na autarquia, o que tem gerado reclamações quando os clientes não conseguem efetivar a transação.

Asfalto

A Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo de Passos (Sictur) vai asfaltar a rua que liga o Distrito Industrial 2 ao Parque Tropical. Segundo a pasta, a prefeitura conseguiu uma emenda parlamentar do deputado estadual Cássio Soares no valor de R$1 milhão e vai entrar com contrapartida de R$240 mil para a realização da obra.

Nova entrada

O titular da Sictur, Luiz Alves Souza Júnior, o Luizinho, aponta que esta é uma demanda antiga dos trabalhadores das indústrias do Distrito 2 e a pavimentação está em fase de licitação. A previsão é que, nos próximos meses, a obra seja iniciada.

UTI

Prefeitos dos municípios que integram a Associação Pública dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande (Ameg) se reuniram nesta quinta-feira, 13, para buscar uma solução para a dificuldade no encaminhamento de pacientes para internação em leitos de UTI, pelo SUS, nas três santas casas que são referência na região, de Passos, Paraíso e Piumhi. Eles reclamam de demora na liberação de vagas para internação.

Mudança

Segundo a Ameg, o superintendente administrativo da Santa Casa de Passos, Daniel Porto, informou na reunião que, nos últimos meses “houve uma mudança na gravidade dos pacientes que têm apresentado casos mais graves demandando um maior tempo de internação, reduzindo, consequentemente, o giro de leitos, o que tem provocado o aumento na fila de espera por internações para toda a região”. Ele também apontou questões sazonais, citando como exemplo o aumento das doenças respiratórias nesta época do ano, o que aumenta a demanda por leitos intensivos.

Leitos

Ainda de acordo com a Ameg, a Superintendência Regional de Saúde de Passos (SRS Passos) informou que está em andamento uma proposta de ampliação de 13 leitos de UTI para a região, sendo seis para Passos e sete para Paraíso. Atualmente, sob a jurisdição da SRS, são 111 leitos de UTI (65 em Passos, 36 em Paraíso e 10 em Piumhi), sendo 98 destinados a pacientes do SUS. Na reunião, os representantes das santas casas apontaram dificuldades para aumentar leitos de imediato, devido à necessidade de adequações nos hospitais

Comissão

O presidente da Ameg, Rafael Freire, prefeito de Alpinópolis, afirma que foi formada uma comissão, composta pelos prefeitos de Piumhi, Ibiraci e Capitólio e os secretários de Saúde de Capetinga e de Passos, o diretor da Santa Casa de Passos e a Superintendente Regional de Saúde, Kátia Rita Gonçalves, para acompanhar os avanços dos diálogos sobre o assunto junto ao Estado

Sair da versão mobile