Ícone do site Folhadamanha

INFORMES

DO SAAE PARA SAÚDE / Foto: Reprodução/Arquivo FM

Saúde

A antiga sede do Saae (foto), um imóvel particular na praça Monsenhor Messias Bragança, continuará servindo ao serviço público municipal de Passos

Sede

O imóvel vai abrigar a Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Passos. Atualmente ela está instalada num imóvel na Rua 3 de Maio.

Servidores

O projeto de lei que trata sobre o reajuste dos servidores do Estado de Minas Gerais será votado em segundo turno na manhã desta quinta-feira (6), com índice atualizado para 4,62% na Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

Emenda

Ontem a emenda encaminhada pelo governador Romeu Zema e apoiada pelos 77 deputados da Casa foi aprovada na Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária (FFO).

Rejeitadas

Outras emendas apresentadas pela oposição, que alteravam esse percentual, foram rejeitadas na comissão. A expectativa dos deputados é apresentar emendas semelhantes, outra vez, durante o plenário em segundo turno, e mobilizar os colegas para a aprovação.

Ajuda

Apenas uma emenda apresentada pela oposição foi aprovada pela comissão: a que dispõe sobre a ajuda de custo aos servidores. Este benefício é destinado ao custeio da alimentação dos servidores e é paga mensalmente aos servidores, proporcionalmente aos dias efetivamente trabalhados. Entretanto, quando um servidor saia de licença, ele perdia esse pagamento, o que acabava abaixando o salário. Com a aprovação da emenda, esse benefício será mantido mesmo em casos de licença.

Limite

O líder do governo na Assembleia, deputado João Magalhães, afirmou que a apresentação de emendas por parte da oposição seria legítima, mas que o governo já estaria no seu “limite”.

Reação

Apesar da pequena elevação do reajuste em relação ao inicialmente previsto, , os servidores do Estado continuam insatisfeitos com o índice apresentado pelo governo e destacaram que devem continuar com as mobilizações.

Pressão

Funcionários públicos da educação, saúde e segurança pública compareceram em massa à votação na manhã desta quarta-feira. A expectativa das categorias é de uma mobilização ainda maior para a votação em segundo turno, reivindicando o índice geral de 10,67%.

Segurança

Na parte da manhã, servidores das forças de segurança de Minas Gerais fizeram ato pelo segundo dia consecutivo contra o governo na portaria do Expominas, onde acontece o 39º Congresso Mineiro de Municípios, organizado pela Associação Mineira de Municípios (AMM)

Histórico

Os debates envolvendo o aumento do funcionalismo já duram mais de três semanas após iniciar a tramitação na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. E, como das vezes anteriores, nos mais diferentes governos de diversas correntes políticas, o que os governantes oferecem sempre fica sempre abaixo do que os servidores pedem.

Sair da versão mobile