Ícone do site Folhadamanha

INFORMES

AUMETO EM DEBATE / Foto: Reprodução

Ciência

A Secretaria de Educação da Prefeitura de Passos vai realizar o Programa Ciência em Movimento, que terá como tema “Cada Viagem uma Descoberta”.

Data

De 2 a 7 de junho, o programa realizará uma exposição itinerante de animais peçonhentos e arboviroses, das 8h às 17h, no Palácio da Cultura.

Empregos

Com o atraso que já é peculiar, a Prefeitura de Passos divulgou ontem o resultado do evento Conectando Oportunidades realizado nos dias 22 e 23 de maio no Mercadão Municipal.

Cadastros

Segundo a assessoria, o programa contou com a participação de 25 empresas, que ofereceram vagas de empregos e muitas oportunidades. Mais de 450 pessoas foram cadastradas durante os dois dias de evento.

Reajuste

Na pauta da Assembleia Legislativa de Minas nesta quarta-feira o projeto de lei que prevê reajuste geral aos servidores do estado.

Encontro

Para tratar do assunto, o governador Romeu Zema se encontrou, na tarde desta terça-feira, com o presidente da Assembleia, deputado estadual Tadeu Martins Leite. Os secretários de Governo, Gustavo Valadares, de Planejamento e Gestão, Luísa Barreto, e de Fazenda, Luiz Cláudio Gomes, e o vice-governador Mateus Simões, também estiveram presentes (foto).

Ampliação

Deputados já afirmaram que têm negociado com o governo estadual um possível aumento no índice de reajuste, que no texto original prevê uma recomposição de 3,62%, um ponto percentual abaixo da inflação de 2023 pelo IPCA. O governo de Minas estaria estudando elevar a proposta para 4,62%, igualando à inflação do último ano.

Caminhos

Para apresentar uma elevação no índice de reajuste dos servidores, o governo de Romeu Zema e sua base de deputados podem seguir por dois caminhos. O primeiro deles seria aprovar, durante votação em primeiro turno nesta quarta-feira, as emendas autorizativas apresentadas pela oposição.

Volta

Neste caso, o Executivo teria autorização do parlamento para apresentar outro projeto de lei, prevendo um índice maior de reajuste. O texto precisaria passar, novamente, pelas comissões e ser votado em primeiro e segundo turno no plenário.

Emendas

Mas nesta terça-feira três emendas, que autorizam um reajuste de 4,62%, 5,79% e 10,6%, respectivamente, foram rejeitadas na Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária (FFO).

Destaque

Os deputados de oposição ainda podem destacá-las durante plenário e trabalham no convencimento dos colegas para a aprovação.

Alternativa

Outro caminho que o governo pode seguir, caso deseje apresentar um aumento na proposta de reajuste, seria apresentar uma emenda já no segundo turno na Assembleia Legislativa. Neste caso, a elaboração da emenda seria articulada com algum deputado, apresentada e votada sem precisar passar pelas comissões.

Sair da versão mobile