Título
Termina no próximo dia 8 o prazo para tirar, transferir, regularizar e fazer a biometria para votar nas eleições deste ano que vão escolher os prefeitos e vereadores em todos os municípios brasileiros. O pleito está marcado para 6 de outubro, com eventual segundo turno em 27 de outubro.
Plantão
Neste fim de semana, nos dias 4 e 5 de maio, as unidades do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) em todo o estado vão funcionar para atender os eleitores. Os cartórios eleitorais vão funcionar das 12 às 17h.
Documentos
O interessado em solicitar os serviços eleitorais deverá comparecer a um dos locais de atendimento levando documento de identidade com foto e comprovante de residência.
Primeira
Para quem for tirar o título pela primeira vez, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) não é aceita como documento de identificação e, se for do sexo masculino, é obrigatória a apresentação do Certificado de Alistamento Militar para maiores de 18 anos.
Chegada
O atendimento é por ordem de chegada e feito por meio de distribuição de senhas. Nessa reta final, o agendamento prévio está suspenso.
Importância
A importância do título eleitoral vai além de permitir a votação nas eleições (foto). Com o título irregular, o cidadão não poderá fazer matrícula na universidade, tirar passaporte e pode ter até mesmo seu CPF cancelado.
Validades
O título também vale como documento oficial em caso de perda da carteira de identidade.
Biometria
É também recomendável aos eleitores que façam o cadastro da biometria para garantir agilidade e segurança nas eleições, além de assegurar benefícios ao acessar o portal eletrônico de serviços do governo federal.
Ouro
Quem tem a biometria tem selo ouro no portal, o que permite acessar alguns serviços diferenciados.
Capturadas
Nas eleições de 2022, algumas urnas capturaram as digitais de eleitores portadores de carteira de motorista. Para conferir se a sua biometria está valendo, basta acessar o site do TRE-MG.
Título Net
Eleitores que já têm a biometria cadastrada na Justiça Eleitoral podem evitar as filas desta reta final do cadastro eleitoral.
Serviços
Serviços eleitorais como pagamento de multa, revisão de dados e transferência de domicílio podem ser realizados de maneira virtual, acessando o portal do TRE-MG (www.tre-mg.jus.br). O autoatendimento vai funcionar até o dia 8/5.
Protocolo
Após a solicitação do serviço, o eleitor deve acompanhar a tramitação de seu pedido consultando o número do protocolo emitido pelo sistema para ter certeza que a solicitação foi deferida.