3 de maio de 2024
TRABALHADORES JOVENS / Foto: Reprodução
Mercado…
O Sul de Minas Gerais registrou um saldo positivo de vagas no mês de março, de acordo com dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Pouso Alegre, Poços de Caldas e Varginha lideram o ranking de contratações com 3.172, 2.772 e 2.741 admissões, respectivamente. Passos alcançou 1.417
… de trabalho
No agregado, a região contabilizou 15.547 admissões e 13.315 demissões, resultando em um saldo positivo de 2.232 vagas.
Composição
Em relação à composição demográfica dos novos contratados, o Caged mostra que do total de admissões, 8.503 foram homens e 7.044 mulheres. Além disso, 65,35% dos contratados possuíam ensino médio completo.
Idade
Outro dado relevante é que 35,58% dos novos contratados têm idades entre 18 e 24 anos (foto). A análise por setor revela, ainda, que indústria e serviços foram os segmentos que mais contribuíram para as contratações no período em questão.
Cidades
Os municípios da região do Sul de Minas Gerais incluem Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Pouso Alegre, Poços de Caldas, Varginha, Guaxupé, Alfenas, Três Corações, Lavras e Passos.
Temporário
No mês de março, a região foi responsável pela contratação de 522 trabalhadores temporários. Em todo Brasil, o número foi de 82.505 contratações nessa modalidade, sendo que 3.736 foram no estado de Minas Gerais.
Aumento
O Governo do Estado protocolou na manhã de ontem na Assembleia Legislativa, o Projeto de Lei que propõe 3,62% de reajuste para todos os servidores públicos da administração direta do governo estadual.
Retroativo
A proposta determina que o reajuste será retroativo a 1º de janeiro de 2024, porém o Projeto de Lei enviado pelo governo do Estado não estabelece como será feito o pagamento dos valores referentes aos meses anteriores.
Todos
Diferente do que ocorreu em anos anteriores, o aumento desta vez valerá, inclusive, para professores e servidores de carreiras da educação, cuja remuneração tem referência no Piso Nacional do Magistério, definido pelo governo federal e não haverá a tramitação de projetos separados.
Cálculos
O referido percentual de revisão foi definido após a realização dos necessários cálculos de impacto e avaliação de disponibilidade financeira e orçamentária, os quais demonstraram a viabilidade da recomposição no valor referente ao percentual de 3,62% (três vírgula sessenta e dois por cento), de forma equânime e linear, que equivale ao índice de reajuste do piso salarial nacional do magistério”, diz a mensagem do governador enviada aos deputados estaduais para justificar a proposta de reajuste.
Questionamento
Sindicatos e parlamentares vinculados ao funcionalismo público questionam o índice e afirmam que ele ficou abaixo da inflação calculada em 2023, que ficou em 4,62% de acordo com o IPCA. O impacto anual previsto pelo governo com o reajuste será de, aproximadamente, R$ 1,7 bilhão para atender a mais de 610 mil servidores.