Cerveja
Há exatos dois anos, em 27 de abril de 2022, a Cervejaria Heineken do Brasil anunciava a escolha do município de Passos para a instalação de sua nova fábrica no país. E de lá até os dias de hoje a previsão e produzir a primeira cerveja em 2025 tem tudo para se confirmar.
Adutora
Agora, por exemplo, a empresa já está instalando a adutora que vai captar a água do Rio Grande para abastecer a sua fábrica de Passos. É a principal matéria prima dos 500 milhões de litros/ano de cerveja que vão ser produzidos na cidade.
Detalhes
A captação de água no Rio Grande se dará por meio de 6 conjuntos de motobombas instalados sobre uma balsa posicionada a cerca de 25m da margem do rio, e bombeada por meio de uma adutora de ferro fundido de 400 mm até a estação elevatória, localizada a cerca de 700 m do ponto de captação.
Estação
A estação elevatória estará localizada dentro da estação elevatória do Serviço Autônomo de Água e Esgoto e será composta de 3 bombas verticais de captação, do tipo turbina, com capacidade total de 475 m³/h, 1 tanque atmosférico de aço carbono com capacidade de 400 m³ e 3 bombas verticais elevatória, do tipo turbina, com capacidade total de 475 m³/h.
Adutora
A partir da estação elevatória, a água será bombeada até a fábrica por meio de uma adutora (foto) em polietileno de alta densidade com diâmetro aproximado de 400 mm e extensão aproximada de 5 km.
Tratamento
A água captada será enviada para tratamento para posterior uso na fábrica, dividida em água bruta, água abrandada, água para caldeira, água para produto e água de uso doméstico (banheiros, refeitórios e escritórios).
Consumo
Os 475 m³/h equivalem a aproximadamente 131.94 l/s. Para se ter uma ideia, para abastecer a cidade de Passos, o Saae trabalha com duas estações de tratamento de água, uma no ribeirão Bocaina, com capacidade de 360l/s e outra do rio Grande, com capacidade para 80l/s.
Consumo
E a nova fábrica vem em boa hora para a empresa: o mercado indica que a Heineken vendeu mais cerveja do que o esperado no primeiro trimestre, relatando seu primeiro crescimento trimestral anual em volumes em um ano.
Desempenho
O presidente-executivo Dolf van den Brink afirmou que a companhia se tornou a marca número 1 em valor no país e que a receita líquida cresceu entre 10% e 14% no período, impulsionada por crescimento de um dígito alto nos volumes vendidos, aumentos de preços e foco em marcas premium. O volume vendido pela cervejaria holandesa cresceu um dígito alto, ou algo entre 8% e 9%.
Mundo
A segunda maior cervejaria do mundo afirmou que os volumes globais de venda de cerveja aumentaram 4,7% organicamente no período de janeiro a março, superando o crescimento de 2,5% esperado por analistas, segundo levantamento da empresa.
Foco
A Heineken está focada em restaurar o crescimento do volume este ano, que foi prejudicado em 2023, quando a empresa aumentou preços para compensar custos crescentes desde energia até cevada.