10 de abril de 2024
Terceirizados da UPA / Foto: Reprodução
Câmara
A Câmara Municipal de Passos realizou na tarde de segunda-feira, 8, a 10ª reunião ordinária do ano. Na ordem do dia foram aprovados 14 requerimentos e um projeto de lei.
Projeto
O projeto de lei aprovado, enviado pelo Executivo, trata de autorização para abertura de crédito adicional especial ao Orçamento, no valor de até R$ 176.306,00, em favor da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude, “Projeto Segundo Tempo”.
Estradas
No grande expediente da sessão de ontem da Câmara, o destaque ficou por conta da situação ‘catastrófica’ das estradas rurais do município de Passos
Pronunciamentos
O primeiro a tratar do tema foi Emilson Amparado, que lembrou que se não fosse o trabalho da Ipiranga Agropecuária que assumiu a conservação de mais de 700 kms de estradas rurais, a situação no município estaria bem pior.
Anos
Luis Carlos Dentinho lembrou que há 3 anos e meio a situação é precária das estradas rurais: “não é por falta de recursos, mas de uma gestão eficiente do setor”
Auxílio
O líder do prefeito na Casa, Maurício Silva, anunciou que haverá reajuste no ‘Programa Família Acolhedora’, passando de meio para um salário mínimo. As famílias também terão priodade nas vagas dos Cemeis próximos de suas residências
Empréstimo
Sobre a reivindicação de asfaltamento das vias da Vila São José, informou que o início das obras ainda depende da negociação com o Banco do Brasil e, somente depois de aprovada, começara a ser feita a licitação das obras.
Viveiro
O vereador Michael Silveira relatou a boa situação do viveiro municipal que foi recuperado e está fornecendo mudas para arborização na cidade
Sede
O vereador Alex Bueno cumprimentou o Saae pela nova sede. Ele reclamou da falta de manutenção e troca das lâmpadas de led no município de Passos
Transporte
Reclamou, ainda, da renovação do programa de ajuda para o transporte dos estudantes com cursos fora da cidade de Passos, no que foi apoiado pelos vereadores Luis Carlos Dentinho e Edmilson Amparado – autor do projeto que instituiu o programa no ano passado.
Unidade
O vereador Francisco Sena voltou a denunciar que os servidores terceirizados da UPA continuam sem receber seus salários há dois meses e a prefeitura é responsável solidária. Já foram feitas 3 denúncias no Ministério Público – sem qualquer providência do órgão.
Plantões
Ele apresentou, ainda, denúncia de médica que está havendo indicação política nas nomeações da UPA de Passos e falhas nos esquemas de plantão dos médicos, que tiveram seus salários reajustados por R$ 2.500 por plantão – que repercutiu entre os vereadores Luis Carlos, Alex Bueno, Maurício Silva e Edmilson Amparado
FRASES
“Temos observado que, historicamente, os proprietários vão regularizando o débito até o início da exigência do licenciamento do veículo [CRLV] do ano corrente. E, até o fim do ano, esperamos que o índice de pagamento do IPVA feche em 95%”
Do superintendente de Arrecadação de Informações Fiscais da Secretaria de Fazenda, Leônidas Marques.