União Brasil
Com vistas às próximas eleições municipais, o União Brasil está com a Comissão Provisória de Passos atualizada e preparada para o pleito eleitoral.
Comando
O partido terá em Passos a presidência de Esmeraldo Pereira Santos – atual diretor do Saae (foto), e outros integrantes do primeiro escalão da atual administração municipal.
Membros
O partido tem como vice-presidente, Luiz Alves de Souza Junior ( Luizinho), Edson Martins como tesoureiro, secretário adjunto será Guilherme de Paula Monteiro Martins, secretário geral, Guilherme Gonçalves Silva, tesoureiro adjunto, Walter Vicente de Melo e Adilson Vieira Lago, como membro.
Liderança
O União Brasil tem ainda entre os seus filiados o atual líder do prefeito na Câmara, o vereador Maurício Silva.
Esferas
Em torno da atual administração municipal – e na rabeira da já confirmada tentativa de reeleição do prefeito Diego Oliveira (que se filiou ao PSD), estão quatro partidos, por hora.
Legendas
Além do PSD e União Brasil, também são considerados integrantes dessa aliança em torno do atual prefeito o PL e o PP. Mas podem chegar outras legendas no andamento do processo eleitoral.
Por falar
E em se falando em eleições, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vai receber, até a esta sexta-feira (19), contribuições da sociedade civil visando aprimorar as resoluções que nortearão as Eleições Municipais de 2024.
Participantes
Cidadãos, instituições públicas e privadas, partidos políticos, Tribunais Regionais Eleitorais, associações profissionais e acadêmicas, podem contribuir enviando sugestões. As minutas das instruções referentes a cada um dos 10 temas já foram divulgadas para consulta, clique aqui para acessar.
Audiências
As propostas serão debatidas em audiências públicas programadas para ocorrerem de 23 a 25 de janeiro, a partir das 9h, no Auditório I da sede do TSE em Brasília. A vice-presidente da Corte, ministra Cármen Lúcia, designada como relatora das resoluções, conduzirá os encontros, que serão transmitidos ao vivo pelo canal do TSE no YouTube.
Palavra
Quem enviar sugestões tem a opção de requerer o uso da palavra durante as audiências públicas, seja de forma presencial ou virtual. A lista de inscrições deferidas será divulgada no Portal do TSE em 22 de janeiro de 2024.
Temas
As audiências públicas abordarão diversos temas relevantes para o processo eleitoral, distribuídos ao longo de três dias: 23 de janeiro: pesquisas eleitorais; sistemas eleitorais; auditoria e fiscalização dos sistemas eleitorais; atos gerais do processo eleitoral. 24 de janeiro: registro de candidatura; Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC); prestação de contas. E no dia 25 de janeiro: propaganda eleitoral; representações e reclamações; ilícitos eleitorais.