Eleições
Faltam menos de 10 meses para que 152 milhões de eleitoras e eleitores compareçam às urnas para eleger candidatas e candidatos aos cargos de prefeito e vice-prefeito; bem como vereadoras e vereadores, que atuarão nas casas legislativas dos municípios do país.
Regras
Algumas normas para o pleito deste ano já estão em vigor, com as que se referem às pesquisas de opinião
Registro
Desde o dia 1º de janeiro, todas as entidades ou empresas que realizarem pesquisas de opinião pública sobre intenção de voto em eventuais candidatas e candidatos às Eleições Municipais de 2024 devem fazer o registro prévio do levantamento no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Prazo
Como das vezes anteriores, o registro da pesquisa na Justiça Eleitoral deve ocorrer até cinco dias antes da divulgação dos resultados.
Parlamentares
Pelo menos 54 deputados federais e um senador se colocam como pré-candidatos a prefeito nas eleições municipais deste ano.
Partidos
PL e PT lideram o número de congressistas que se apresentam como pré-candidatos, com 24 no total.
Imagem
Os 2 partidos querem apostar na popularidade do presidente Lula e do ex-presidente Jair Bolsonaro
Consulta
Nas Eleições de 2024, eleitoras e eleitores de alguns municípios poderão ter que responder a alguma consulta popular na urna eletrônica.
Interesses
Além de eleger as pessoas que comandarão as Prefeituras e que ocuparão as vagas das Câmaras de Vereadores, o eleitorado poderá ter que opinar sobre algum assunto de interesse dos habitantes do município.
Emenda
Segundo a Emenda Constitucional nº 111, aprovada em 2021, as consultas populares sobre questões locais podem ocorrer juntamente com as eleições municipais.
Câmaras
As Câmaras de Vereadores devem aprovar as questões, a serem encaminhadas à Justiça Eleitoral até 90 dias antes da data do pleito.
Da China
A fabricante de automóveis elétricos chinesa BYD (foto) está negociando para comprar a Sigma Lithium, maior mineradora de lítio do Brasil. O negócio pode chegar a R$ 14,3 bilhões.
Norte
A Sigma é dona de uma operação de mineração de lítio no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, e sua aquisição seria uma maneira da BYD de garantir matérias-primas para seus veículos.