21 de dezembro de 2023
Ao final de um ano considerado profícuo, em que os vereadores passenses também acrescentaram aos seus salários de R$ 9.823,37 o abono de R$ 2 mil aprovado para todos os servidores, a Casa apresentou nesta semana um relatório de atividades no período em que foram aprovadas 164 leis ordinárias 8 leis complementares.
Nessa sessão legislativa de 2023, foram aprovadas 33 resoluções, sendo apresentados também 794 requerimentos, a discussão de 3 vetos. A Tribuna Popular foi utilizada por 9 vezes.
A Secretaria de Apoio Jurídico da Casa emitiu 212 instruções técnicas 44 pareceres técnico-jurídicos referentes às atividades administrativas e financeiras da Câmara de Passos.
Neste ano, foram realizadas pela Casa 46 reuniões ordinárias e outras 24 reuniões extraordinárias. No mesmo período, foram promovidas 2 audiências públicas e 6 especiais de homenagens
No seu balanço, a Câmara relata a realização de cerca de 50 reuniões públicas das comissões permanentes desse Poder Legislativo.
Ainda nesse ano de 2023, foram iniciados os trabalhos de atualização e revisão do Regimento Interno da Câmara de Passos, por meio da nomeação de comissão integrada pelos vereadores Maurício Antônio da Silva (presidente), Gilmara Silveira de Oliveira e Francisco Assis Sena Carvalho e pelos servidores Rodrigo Negrão e Alessandra Beatriz Martins.
Ainda em 23 foi o terceiro ano de atividades do Parlamento Jovem, iniciativa promovida em parceria com a Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Nesse ano, obteve 37 jovens frequentes, o que representa um crescimento dos participantes.
Através do CAC (Centro de Apoio ao Cidadão) foi registrado um total de 518 atendimentos, e pelo Procon-Câmara que, no mesmo período, contabilizou 260 (duzentas e sessenta) atendimentos, com uma média de 75% de resolutividade.
O senador Cleitinho (foto), eleito pelo Republicanos, deve anunciar sua filiação ao partido Novo até o fim da semana. O parlamentar se reuniu com o governador Romeu Zema e dirigentes do partido em um almoço em um restaurante na região da Pampulha. Segundo interlocutores, faltam apenas detalhes internos do senador para a filiação ser anunciada publicamente.
Para as eleições municipais do próximo ano, o partido Novo pretende alcançar pelo menos cinco cadeiras na Câmara Municipal de BH. Atualmente, a sigla conta com três vereadores.
Cleitinho vem sendo cortejado pelo partido Novo desde o início do ano. O nome do parlamentar tem sido cobiçado pela legenda, principalmente, pelo apelo popular do senador. O objetivo da sigla é se popularizar. Sem acesso a tempo de propaganda de TV e sem a obrigação de ser chamado para debates nas próximas eleições, a expectativa é que Cleitinho seja um dos principais nomes do partido para ganhar força entre os eleitores.