16 de dezembro de 2023
MERCADÃO MUNICIPAL
O ranking do PIB brasileiro de 2021 que colocou Passos na 427ª posição no Brasil deverá melhorar nos próximos anos, espera-se.
Com os números apurados há dois anos, o município ficava bem atrás de vários outros na região e no Estado, como Paracatu, Patos de Minas, Sabará, Congonhas, Pará de Minas, Itajubá, Alfenas, Poços, Varginha, Pouso Alegre, entre outros.
Em uma iniciativa inédita, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae Minas) está desenvolvendo projetos para melhoria e ampliação de mercados municipais Estado afora.
Trata-se do “Nossos Mercados”, cujo objetivo é aprimorar o desempenho operacional e de gestão dos estabelecimentos e acontece em parceria com prefeituras, comerciantes e produtores rurais, em vistas da avaliação e implementação de um modelo de gestão para atender às necessidades específicas de cada município.
Bem que Passos poderia entrar nesse projeto, pois desde que foi recuperado com recursos do PAC 1 e recebeu investimentos superiores de mais de R$ 5 milhões, o mercadão de Passos nunca conseguiu recuperar o papel para o qual foi construído e marcou época. E acabou se transformando num elefante branco.
Participam do projeto os mercados municipais de Governador Valadares, no Vale do Rio Doce; Divinópolis e Itapecerica, na região Centro-Oeste do Estado; Brasília de Minas, na região Norte; Patos de Minas, no Triângulo Mineiro, e Nepomuceno, no Sul do Estado.
O objetivo é transformar esses centros comerciais em espaços mais atrativos, ampliando o número de visitantes, as vendas, a satisfação dos clientes e a participação da comunidade, estimulando o desenvolvimento econômico local.
Segundo informações preliminares do Sebrae Minas, cada equipamento possui características únicas e estágios diferentes de desenvolvimento, tanto em termos de administração quanto de infraestrutura.
Por isso, a entidade pretende, junto com as prefeituras e demais órgãos, identificar as necessidades específicas para a implementação de um plano estratégico de ação personalizado.
O Mercado Municipal Silva Lucas, em Nepomuceno, é considerado o projeto-piloto. A inauguração está prevista ainda para este ano.
O centro comercial conta com 12 pequenos negócios e já passou por todas as etapas de planejamento e ações do “Nossos Mercados”, que envolveu a participação efetiva da iniciativa privada e do poder público municipal.
Neste sentido, o Sebrae Minas, destaca que realizou um estudo técnico para construção de um modelo viável para o funcionamento, manutenção e operação, de acordo com os critérios estabelecidos pela governança do mercado.