Informes

Informes

15 de dezembro de 2023

Estrada

O prefeito de Passos, Diego Oliveira, entregou ontem ao secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade do Governo do Estado, Pedro Bruno, o projeto de acesso da estrada da Heineken à MG 050.

Pedido

Ele solicitou ajuda do Governo do Estado para a liberação de R$ 30 milhões para essa obra. Outra reivindicação é a duplicação da estrada da futura fábrica.

Férias

O vereador Flávio Lima encaminhou ao Executivo uma indicação, solicitando que determine através da Seção de Esportes, juntamente com a Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Cássia, para serem realizados eventos para os estudantes durante as férias na “Praça de Esportes”.

Justificativa

O vereador argumenta que atualmente a antiga Praça de Esportes está sob a gestão da Secretaria Municipal de Educação e ali poderiam ser realizados eventos esportivos e de lazer, promovidos em conjunto com a Seção de Esportes, para os estudantes durante férias escolares.

Transporte…

Dia desses os atletas de uma academia de Passos foram até a Secretaria de Esportes pedir a cessão da van doada através de emenda parlamentar para o transporte de atletas. Iriam representar a cidade num evento esportivo em São Paulo.

para…

Mas foram informados que o veículo não estava liberado, pois faltaria documentação para a efetiva utilização nas estradas. Sem alternativa, enfiaram a mão no bolso e foram para a disputa.

… amigos

E qual não foi a surpresa da turma ao chegar no local do evento e encontrar outra equipe de Passos, de outra academia. Só que ao invés de bancarem o transporte do próprio bolso, usaram aquela van que foi doada pelo deputado.

Dívida

O governador Romeu Zema (foto) comemorou a prorrogação do prazo para o pagamento da dívida de R$ 156,57 bilhões do Estado com a União. Como estava previsto. Liminar do ministro Nunes Marques assinada anteontem à noite prorrogou até 20 de abril de 2024 o prazo do fim da carência do pagamento da dívida de Minas com o governo federal.

Esforços

Ele agradeceu o Ministério da Fazenda os envolvidos no esforço, como o presidente do Senado, o presidente da Assembleia o líder de governo na Assembleia, João Magalhães. Todos esses atores tiveram participação enorme nesse projeto. Agora, temos 120 dias para traçarmos um novo plano, já que o atual, no entendimento de alguns, possui regras que demandam um excesso de exigências”, afirmou o governador.

Críticas

Zema rebateu ainda algumas críticas dos opositores de que ele não buscou uma solução para a dívida nos últimos anos. O governador reafirmou que sempre foi a Brasília e solicitou agendas mesmo não sendo atendido.

Empenho

Disse que desde o início do seu governo reconhece a dívida como um problema seríssimo. “Para mim, mais que para qualquer outra pessoa, é muito bom saber que agora estamos unidos, e que o problema realmente passou a ser visível. Me parece que, no passado, alguns se negaram a enxergar essa dívida gigantesca”, disse.