Concurso
O município de Passos foi selecionado para sediar a prova do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), conhecido como o Enem dos concursos públicos (foto), em março de 2024.
Lista
Na semana que passou o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) divulgou a lista das 180 cidades brasileiras onde será aplicado o certame e Passos será uma delas. As outras duas do Sul de Minas que vão sediar o concurso são Pouso Alegre e Lavras.
Critérios
A densidade populacional, o raio de influência microrregional e a facilidade de acesso foram os critérios utilizados pela Comissão Organizadora do CPNU para a escolha das cidades.
Seleção
Para a realização do concurso nacional unificado, foram selecionadas cidades e arranjos populacionais com mais de 100 mil habitantes, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Distribuição
A distribuição será a seguinte: 39 cidades na região Norte, 54 no Nordeste, 20 na região Centro-oeste, 44 no Sudeste e 23 na região Sul.
Opção
A opção de realizar o certame em 180 cidades espalhadas pelo país tem o objetivo de democratizar o acesso da população às vagas do serviço público.
Minas
No Sudeste brasileiro a prova será realizada em 44 municípios, sendo quatro no Espírito Santo, 24 em Minas Gerais, quatro no estado do Rio de Janeiro e 12 em São Paulo.
Violência
Mas nem tudo são boas notícias para a cidade. Também na semana que passou as estatísticas oficiais mostraram que entre as cidades mais populosas do Sul de Minas, Passos é a que apresentou neste ano o maior aumento de furtos a estabelecimentos comerciais, cargas e instituições financeiras.
Números
Segundo dados da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp), de janeiro a outubro de 2023 foram 155 registros, representando um aumento de 18,32% em relação ao mesmo período do ano passado.
Reflexos
Esse aumento pode ter impactos tanto para os comerciantes locais quanto para a população em geral, evidenciando a necessidade de medidas preventivas e de reforço na segurança.
Queda
Enquanto Passos e Varginha apresentaram um aumento no número de furtos, as cidades de Poços de Caldas e Pouso Alegre fizeram um movimento contrário e demonstraram queda na quantidade furtos em relação a 2022.
Ranking
Pelos números, em Passos, de janeiro a outubro de 2023: foram 155 registros, um aumento de 18,32% em relação ao mesmo período do ano passado. Em Varginha: janeiro a outubro de 2023: 303 registros, um aumento de 7,83% em relação ao período homólogo. Em Poços de Caldas: 356 registros, queda de 7,29%. Pouso Alegre: de janeiro a outubro de 2023: 248 registros, queda de 15,36%.