Segurança
Para promover a segurança de banhistas no Lago de Furnas, o presidente e o vice-presidente da Câmara de Carmo do Rio Claro, Cristian Reis Leandro, e Carlos Antônio Ferreira, respectivamente, fizeram uma indicação ao Executivo.
Brigada
Solicitaram que seja instalada uma brigada municipal ou um posto avançado do corpo de bombeiro na cidade. Carmo tem a maior área alagada pelo lago de Furnas e, com o calor que vem fazendo, o uso do espaço aumentou, o que requer cuidado redobrado.
Alertas
Outra indicação dos dois vereadores que visa a segurança de banhistas pede a instalação de placas de alerta e conscientização em pontos estratégicos. Assim, os usuários podem ser avisados sobre risco de afogamento ou para terem cuidado na direção de embarcações, evitando acidentes.
Balsa
Para evitar exposição intensa ao sol e calor, os trabalhadores rurais estão mudando os horários de trabalho. De acordo com o vereador Antônio Marcos Esteves, eles estão começando a jornada às cinco da manhã e terminando às treze horas.
Horários
Desse modo, o vereador solicita ao Executivo que aumente os horários de travessia da balsa para auxiliar esses trabalhadores. “Os usuários da balsa do Itapixé, sentido Ponte Torta, eles usam isso para trabalhar. Então o que eles querem, a reivindicação, é simples. É que aumente o horário na parte da manhã para que eles possam chegar mais cedo”, disse Marcos.
Rodeio
Com o objetivo de informar a população carmelitana sobre os investimentos feitos na festa de aniversário da cidade, a vereadora Najara Ávila fez um requerimento em que solicita que sejam repassados quais serviços foram contratados e quais foram os valores pagos a cada um deles; e também questiona se houve patrocinadores da festa e quanto de patrocínio foi arrecadado.
Dotações
O vereador Wilber Moura também fez um requerimento sobre o tema. Sua solicitação é para saber sobre as dotações orçamentárias utilizadas pela prefeitura para a realização da festa, já que esse remanejamento não passou pela Câmara.
Reconhecimento
Novembro é o mês dedicado à Consciência Negra e a vereadora Najara Ávila cobrou do Executivo ações que reconheçam a contribuição da população negra na formação do município. Ela apresentou o dado do 1º censo do município, realizado em 1937, que comprova a presença de uma importante parcela de população negra na cidade.
Premiação
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Passos, por meio do Projeto Bocaina – Produtor de Água, em parceria com a Aação Reciclagem e a Associação Regional de Proteção Ambiental (Arpa) entregaram na manhã de ontem, uma bicicleta para um aluno da Escola Estadual Professor Jair Santos, no bairro Casarão, em Passos (foto).
Parceria
O brinde foi cedido ao Saae pela Arpa através da cooperativa Aççao Reciclagem e o sorteio realizado entre os alunos da sala de aula que angariou o maior número de material reciclável durante a campanha. O sorteado foi o estudante do 8º ano, Miguel Lopes Franklin, de 13 anos.
Arrecadado
O resultado final da competição do mês do Meio Ambiente realizado na Escola Estadual Professor Jair Santos foi: o 6º ano conseguiu levar em duas semanas 80 kg; o 7º ano levou 171 kg; o 8º ano conseguiu juntar e levar 174 kg (campeão); o 9º ano levou 68 kg; o 1º ano do Ensino Médio levou 13 kg e o 2º ano do Ensino Médio levou 4 kg. O total foi de 510 kg.