Bicharada
Segundo o último censo do IBGE, Passos tem 111.939 habitantes. E, como mostra a mais recente Pesquisa da Pecuária Municipal, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem no município 118.728 cabeças de gado.
Frangos
Mas o número expressivo é o de galinhas – devido principalmente às granjas que atendem o frigorífico da JBS na cidade: 1 milhão e 146 mil galinhas.
Outros
A pesquisa apurou, ainda, que existiam no município em 2022, 48 mil suínos e 2.777 cavalos. Ao todo, se somados aí ovelhas e outros bichos, o total apurado pelo IBGE chega a 1 milhão, 319 mil e 928 bichos.
Brasil
Pela pesquisa, o Brasil tem 203 milhões de habitantes humanos, que abarrotam as capitais e grandes centros do país. É bastante, mas não se compara à quantidade de animais criados em fazendas para servir à nossa população e à de outros países: 1,9 bilhão.
Mundo
Quase todo esse rebanho bilionário é formado por bois, vacas, galinhas e frangos (1,8 bilhão de cabeças). É aproximadamente 9 vezes maior do que a quantidade de seres humanos no Brasil, e maior do que a população de qualquer país do mundo. E há, ainda, animais como porcos, codornas, cabras e ovelhas.
Metodologia
O IBGE obtém os dados por meio de consulta a entidades públicas e privadas, produtores, técnicos e órgãos ligados direta ou indiretamente à produção, comercialização, industrialização, fiscalização, fomento e assistência técnica à agropecuária. A data de referência do levantamento é o dia 31 de dezembro de 2022.
Calor
No início da tarde de sexta-feira, com mais uma tarde de calor intenso em Passos, alguns jovens aproveitaram para se refrescar na fonte da praça Geraldo da Silva Maia (foto).
Manutenção
Não raras as vezes a fonte também é utilizada para o banho de algumas pessoas em situação de rua, quando está com água. Nesta semana o Saae, responsável pela sua manutenção, fez a limpeza e reabastecimento de água limpa.
Mineirices
Com as principais autoridades do executivo e legislativo mineiros em viagens ao exterior – Zema e Tadeu Leite estão na China e o vice Mateus Simões na França – o que não faltam nas bagagens dos viajantes são os produtos de Minas Gerais.
Queijo
Com um pacote de produtos mineiros na mala, o vice-governador de Minas, professor Mateus Simões, por exemplo presenteou o embaixador do Brasil na França, Ricardo Neiva, em sua primeira agenda em território francês. Para acompanhar, ele também levou café e artesanato de várias regiões do estado.
Exportação
Simões explicou a Neiva que de janeiro a julho de 2023, foram comercializados internacionalmente US$ 5,3 milhões e embarcadas 694 toneladas de queijo.
Ano
Mateus Simões também tratou as ações prévias para o “Ano do Brasil na França”, que será realizado em 2025 e que já mobiliza esforços para organização e planejamento.