30 de outubro de 2023
Ainda não consta da pauta da reunião desta segunda-feira da Câmara de Passos o projeto que cria o piso salarial da enfermagem na cidade. O projeto anterior, que criava a gratificação, foi retirado da Casa depois da mobilização de servidores e vereadores.
Para esta segunda, consta da ordem do dia a análise do projeto do Executivo que institui na cidade o programa municipal ‘Banco de Materiais’.
Esse programa cria o depósito de sobras de materiais de construção destinados para doação às famílias de baixa renda do município.
Na semana que passou, um processo licitatório da prefeitura de São Sebastião do Paraíso terminou em caso de polícia. A tentativa de fraude foi flagrada pela pregoeira responsável pelo certame, que acionou a PM.
O processo licitatório tinha por finalidade a aquisição de diversos móveis destinados ao setor de saúde da prefeitura. A pregoeira recebeu uma denúncia anônima acompanhada de uma gravação de áudio na qual dois licitantes combinavam os valores que iriam ofertar e os nomes dos outros concorrentes que deveriam ser subornados ou intimidados para desistir da disputa.
Em julho do ano passado os vereadores Wilber Moura e Najara Ávila mediaram a doação de R$ 100 mil para a instalação de câmeras de segurança em Carmo do Rio Claro. Mesmo com o valor em caixa, até o momento, nenhum equipamento foi instalado.
Agora o vereador pede que a população se mobilize para ajudar os vereadores na cobrança para que o executivo instale essas câmeras.
O vereador argumentou ainda que estão ocorrendo várias situações de roubo e furto na cidade. “No meu entendimento, que segurança pública não é prioridade para a atual administração municipal”, afirmou.
Com Romeu Zema e o presidente da Assembleia, deputado Tadeu Martins Leite, na comitiva mineira que fará uma missão diplomática à China e com o vice-governador, Mateus Simões, em visita à Inglaterra, caberá ao presidente do Tribunal de Justiça, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, ocupar o cargo de governador do Estado, no início de novembro.
O chefe do poder judiciário em Minas é o terceiro na linha de sucessão do Governador de Minas. Ele só ocupa a função quando o vice-governador e o presidente da Assembleia não podem exercer a função. José Artur de Carvalho irá assumir o cargo entre 1º de novembro e 7 de novembro.
Na semana que passou, o governador Romeu Zema fez uma visita de cortesia ao desembargador (foto) e entre os assuntos em pauta estava a troca de comando na chefia da administração estadual.
“Será uma honra e uma enorme responsabilidade assumir o governo de Minas Gerais. Vou representar o Estado pensando no bem dos mineiros”, disse José Arthur Filho. Por sua vez, Zema disse que “será uma honra ter o presidente José Arthur Filho à frente do Estado”.