Ícone do site Folhadamanha

Informes

Filiação

A prefeita de Delfinópolis, Suely Alves Ferreira Lemos (foto), seguiu o mesmo caminho político-partidário dos prefeitos de Passos, São Sebastião do Paraíso e Piumhi e também se filiou ao PSD.

Desentendimento

A visita do prefeito Rafael Freire a Brasília nesta semana, também foi marcada por um desencontro com o senador Cleitinho Azevedo.

Agenda

Na versão do prefeito gravada em postagem nas redes sociais e que teve repercussão estadual, ele relatou ter recebido tratamento desrespeitoso por parte da assessoria do senador

Porta

Ainda na versão do prefeito, no gabinete lhe foi dito que “ali não era a porta da esperança” e que o prefeito estava “pedindo demais” e o mandato do senador não poderia atender a todas as demandas.

Reação

Após a repercussão negativa, a equipe de Cleitinho Azevedo, que alegou ter acontecido um mal entendido, entrou em contato com Rafael Freire, sendo o encontro remarcado e a situação pacificada, o que acabou resultando em um compromisso do político de indicar R$ 1 milhão para Alpinópolis.

Consórcio

O governador Romeu Zema sancionou, nesta quinta-feira a lei que cria o Consórcio de Integração dos Estados do Sul e Sudeste do Brasil (Cosud).

Assembleia

A promulgação acontece um dia depois de a Assembleia Legislativa de Minas Gerais aprovar o Projeto de Lei, de autoria do próprio Executivo, que tratava da questão. Ontem, em São Paulo, já foi realizada a 9ª Edição do Consórcio.

Estados

Além de Zema, assinaram o protocolo de intenções os governadores de São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas; do Rio de Janeiro, Cláudio Castro; do Espírito Santo, Renato Casagrande; de Santa Catarina, Jorginho Mello; do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite; e do Paraná, Ratinho Jr., que, aliás, vai assumir a presidência da Cosud em janeiro de 2024.

Justifica

Ao justificar o pedido para formalizar o Cosud, Zema argumentou que a autorização da ALMG vai representar “significativo avanço na parceria interestadual que vem se firmando entre os Estados das regiões Sudeste e Sul do país, que juntos respondem por 70% do PIB do Brasil”.

Agenda

O objetivo do consórcio é alinhar a agenda institucional dos sete Estados – além de Minas, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Jurídica

A ratificação da ALMG e a sanção de Zema eram necessárias para dar personalidade jurídica de direito público ao Cosud, de acordo com a Lei 11.107/2005.

Conjunto

Quando se encontraram em Belo Horizonte, entre 2 e 3 de junho, cada um dos governadores se comprometeu, em um protocolo de intenções, a encaminhar às Assembleias Legislativas o pedido pela autorização para instituir o Cosud.

Sair da versão mobile