20 de outubro de 2023
A prefeita de Delfinópolis, Suely Alves Ferreira Lemos (foto), seguiu o mesmo caminho político-partidário dos prefeitos de Passos, São Sebastião do Paraíso e Piumhi e também se filiou ao PSD.
A visita do prefeito Rafael Freire a Brasília nesta semana, também foi marcada por um desencontro com o senador Cleitinho Azevedo.
Na versão do prefeito gravada em postagem nas redes sociais e que teve repercussão estadual, ele relatou ter recebido tratamento desrespeitoso por parte da assessoria do senador
Ainda na versão do prefeito, no gabinete lhe foi dito que “ali não era a porta da esperança” e que o prefeito estava “pedindo demais” e o mandato do senador não poderia atender a todas as demandas.
Após a repercussão negativa, a equipe de Cleitinho Azevedo, que alegou ter acontecido um mal entendido, entrou em contato com Rafael Freire, sendo o encontro remarcado e a situação pacificada, o que acabou resultando em um compromisso do político de indicar R$ 1 milhão para Alpinópolis.
O governador Romeu Zema sancionou, nesta quinta-feira a lei que cria o Consórcio de Integração dos Estados do Sul e Sudeste do Brasil (Cosud).
A promulgação acontece um dia depois de a Assembleia Legislativa de Minas Gerais aprovar o Projeto de Lei, de autoria do próprio Executivo, que tratava da questão. Ontem, em São Paulo, já foi realizada a 9ª Edição do Consórcio.
Além de Zema, assinaram o protocolo de intenções os governadores de São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas; do Rio de Janeiro, Cláudio Castro; do Espírito Santo, Renato Casagrande; de Santa Catarina, Jorginho Mello; do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite; e do Paraná, Ratinho Jr., que, aliás, vai assumir a presidência da Cosud em janeiro de 2024.
Ao justificar o pedido para formalizar o Cosud, Zema argumentou que a autorização da ALMG vai representar “significativo avanço na parceria interestadual que vem se firmando entre os Estados das regiões Sudeste e Sul do país, que juntos respondem por 70% do PIB do Brasil”.
O objetivo do consórcio é alinhar a agenda institucional dos sete Estados – além de Minas, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
A ratificação da ALMG e a sanção de Zema eram necessárias para dar personalidade jurídica de direito público ao Cosud, de acordo com a Lei 11.107/2005.
Quando se encontraram em Belo Horizonte, entre 2 e 3 de junho, cada um dos governadores se comprometeu, em um protocolo de intenções, a encaminhar às Assembleias Legislativas o pedido pela autorização para instituir o Cosud.