Título
A Assembleia Legislativa de Minas Gerais aprovou ontem o projeto que confere a cidadania honorária de Minas Gerais ao vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (foto). Dos 50 deputados estaduais presentes, 40 votaram, sendo 34 a favor, seis contra e nenhum em branco.
Justifica
O projeto justifica a cidadania honorária a Alckmin pelos “notáveis serviços prestados a Minas Gerais”. A proposta de titulação a Alckmin foi inicialmente apresentada em abril e encaminhada à Mesa Diretora para análise.
Autores
O principal signatário do texto é o deputado Celinho Sintrocel (PCdoB). Além dele, o texto também foi endossado por parlamentares da Rede, PT, PSOL, PV, PMN, PSD, PSB e PV.
Bolsonaro
Em agosto, o ex-presidente Jair Bolsonaro também recebeu a mesma honraria. Após um atentado em Juiz de Fora, o ex-chefe do Planalto passou a afirmar que havia “renascido” em Minas Gerais.
Prefeitos
Pesquisa realizada pelo Instituto Opus e publicada pelo ‘Estado de Minas’ mostra a avaliação que os prefeitos mineiros fazem dos governos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do governador Romeu Zema.
Resultado
De acordo com o levantamento, que ouviu 88 prefeitos (10% do total), 56,8% reprovam o desempenho do presidente Lula, ante 30,7% que aprovam e 12,5% que não souberam ou não quiseram responder.
Comparação
Na comparação com o ex-presidente Jair Bolsonaro, 47,7% dos chefes do Executivo disseram que Lula faz um governo pior. Já 30,7% acreditam que ele é melhor e 10,2% não souberam ou não quiseram responder.
Avaliação
A pesquisa mostra ainda que a avaliação do governo federal é regular para 42% dos prefeitos participantes da coleta, feita com entrevistas pessoais via questionário online. Outros 31,8% acham ruim ou péssima e 26,1% ótima ou boa.
Estado
Em relação ao governo de estado, a avaliação feita pelos prefeitos é bem mais positiva. A pesquisa Opus mostra que 84,1% dos chefes de executivo municipal aprovam Romeu Zema. Outros 9,1% reprovam e 6,8% não souberam ou não quiseram responder.
Anterior
Na comparação com a gestão do ex-governador Fernando Pimentel, 92% dos prefeitos disseram que acham Zema melhor. Já 3,4% acham ambos iguais, 2,3% pior e 2,3% não se manifestaram. Na avaliação do governo estadual, 72,7% dos prefeitos disseram que acham ótimo ou bom, 22,7% consideram regular e 4,5% ruim ou péssimo.
Discrepância
Segundo os coordenadores da pesquisa, o que mais chama atenção neste levantamento é a discrepância entre governo estadual e federal por parte dos prefeitos mineiros. Enquanto o governo federal tem 26,1% de ótimo/bom – índice que eu considero baixo –, o governo estadual tem 72,7%, o que é um índice bastante elevado
Verbas
De acordo com ele, a explicação pode estar na forma como os respectivos governos tratam a distribuição de recursos aos municípios.