Informes

Informes

4 de outubro de 2023

Motoniveladora

O município de Alpinópolis também recebeu recursos de emenda do senador Rodrigo Pacheco e adquiriu uma motoniveladora articulada sobre rodas, uma ‘patrol’.

Valor

Com um investimento de R$ 1,1 milhão, a motoniveladora foi adquirida com recursos do Ministério da Agricultura e Pecuária, por indicação do senador Rodrigo Pacheco, e também foi entregue pelo seu assessor, o ex-deputado Renato Andrade.

Estradas

O objetivo da aquisição é melhorar as condições das estradas vicinais do município, essenciais para o escoamento da produção agrícola. Esse setor, que movimentou aproximadamente R$ 106 milhões em Alpinópolis, segundo a última mensuração do PIB feito pelo IBGE

Benefícios

Com a chegada da ‘patrol’, aproximadamente 1.115 produtores rurais serão beneficiados. Eles se dedicam à produção de café, soja, milho, leite, além de outras culturas e criações de menor relevância.

Qualidade

Segundo o prefeito, a máquina será essencial para melhorar a qualidade das estradas vicinais sob a responsabilidade da Prefeitura de Alpinópolis, facilitando o escoamento da produção e garantindo um retorno econômico mais eficiente para os agricultores locais.

Entrega

A cerimônia de entrega da motoniveladora (foto) contou com a presença do prefeito e vice, do ex-deputado Renato Andrade, do ex-prefeito Cassiano José Lemos, dos vereadores Denílson Lima, André Leonel, Tião Neto, Cleusa Freire e Ditinho Nicézio, bem como de diversos secretários municipais e lideranças políticas de Alpinópolis e da região.

Mobilização

O presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM) e prefeito de Coronel Fabriciano, Marcos Vinicius, acompanhado de 300 prefeitos mineiros, participou do início da grande Mobilização Municipalista promovida pela Confederação Nacional de Municípios, na manhã de ontem em Brasília.

Fundo

O presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, iniciou as apresentações da mobilização reforçando a programação para os dois dias de evento e frisou que os problemas enfrentados pelos gestores municipais há anos se agravaram com o atual cenário de queda do Fundo de Participação dos Municípios.

Especialistas

O presidente da CNM apresentou dados da crise, aos prefeitos, e contou com apoio de especialistas da entidade de diversas áreas como Educação, Saúde e Assistência Social. Eles falaram sobre o impacto que cada uma das pastas tem nas administrações municipais.

Saúde

Na área da Saúde, os especialistas destacaram que em todos os estados do país, os municípios juntos destinam à área de saúde mais do que 15% do orçamento, percentual mínimo obrigatório. Em 2022, a média nacional ficou em 22,27%.

Educação

Na Educação, o presidente falou sobre as obras paradas que impedem o funcionamento de creches e escolas, por exemplo. Outro ponto frisado foi quanto ao pagamento de pisos que deixam os municípios com os limites da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) comprometidos.