Informes

Informes

3 de outubro de 2023

Veto

Por 10 a 0 – e só não foi de 11 porque a vereadora Gilmara Silveira não estava presente, por motivo de saúde –, a Câmara de Passos derrubou os vetos do prefeito ontem às emendas da Lei de Diretrizes Orçamentárias. Os vereadores se uniram e, sem qualquer divergência, impuseram uma derrota ao chefe do executivo.

Interesses

E é claro que os vereadores reagiram contra o executivo porque as matérias vetadas dizem respeito aos interesses dos integrantes do legislativo, especialmente o prazo para a transferência de recursos para entidades através das emendas impositivas.

Gratificação

Outra emenda sensível aos interesses eleitorais dos vereadores tratava da criação e gratificação de produtividade que beneficia servidores da Vigilância Sanitária, fiscais da Saúde do Trabalhador, a

Chuvas

Numa sessão até de críticas leves ao Executivo, os vereadores ocuparam o grande expediente para falar dos estragos das chuvas (foto) na semana passada.

Professoras

O vereador Michael Silveira, por exemplo cumprimentou as professoras da rede municipal pela reação no comando da situação, especialmente em especial as da Jalile Calxito, Cemei Maria Lemos e o do anexo Francina de Andrade.

Saúde

Dirceu Soares, por sua vez, relatou o resultado do encontro que a Comissão de Saúde realizou com os profissionais para a implantação do piso salarial da enfermagem

Dentisas

E se depender do vereador Alex Bueno, deverá ser estendidos aos dentistas e vacinadores as gratificações salariais previstas em programas estaduais e federais.

Apoio

O vereador Maurício Silva comentou que a Apae de Passos receberá recursos da administração a receber atenção de identificação do autismo, sendo a única do Estado de Minas a oferecer esse serviço

Saae

Relatou, ainda, que o pregão eletrônico do Saae está fazendo uma economia de mais de R$ 2 milhões no processo de compra de materiais da autarquia.

Perigo

O vereador Edmilson Amparado alertou a Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pecuária pela chegada das chuvas. Ele cobrou que mesmo antes da chega do período chuvoso já esxitem reclamações pela péssima situação de algumas estradas rurais.

Parentes

Desde o início do seu governo o governador Romeu Zema disse que sua administração, dentro do possível, seria formada de profissionais e assim aconteceu com a contratação de secretários e presidentes das empresas.

Governadores

No final de semana, o jornal O Globo trouxe matéria que em pelo menos 12 estados os governadores contrataram parentes na máquina pública. Ao contrário de Zema, que não colocou nenhum parente no seu governo, que já está no segundo mandato.