16 de setembro de 2023
REIVINDICAÇÃO DA CATEGORIA
A Câmara de São Sebastião do Paraíso realizou, na semana que passou, o importante debate em torno do pagamento do piso salarial da enfermagem.
Um dos temas de debates foi a questão do pagamento ocorrer por meio de Assistência Financeira Complementar, o que representa um valor adicional pago ao salário recebido, mas não um piso salarial nacional incorporado à remuneração.
Sobre o tema, o vereador Vinicio Scarano solicitou o envio de documento formal ao Congresso Nacional cobrando por essa modificação. Além disso, pediu à Prefeitura e entidades que realizassem o pagamento aos profissionais ainda em setembro, logo após o repasse dos recursos.
A vereadora Maria Aparecida Cerize reforçou que o pagamento por meio de assistência financeira, em vez do piso salarial, foi uma decepção: “Ninguém esperava por isso e o que a gente ouve é que se o governo repassar, os profissionais receberão; se o governo não repassar, não receberão. Então isso gera insegurança e insatisfação”, alertou.
José Luiz das Graçastambém manifestou preocupação com a questão: “Que isso não seja um abono, mas que seja incorporado ao salário no holerite para, quando o profissional se afastar por algum motivo ou se aposentar, esse valor estar incorporado aos direitos dele”, defendeu
Os parlamentares também ressaltaram o papel do Legislativo nessa conquista. Sergio Gomes mostrou mais de três ofícios encaminhados ao Poder Legislativo federal apelando para o cumprimento do piso da enfermagem.
Segundo ele, a Câmara Municipal de São Sebastião do Paraíso tem uma parcela de colaboração nessa luta pela valorização e respeito dos profissionais da nossa saúde, “não só os de Paraíso mas de todo Brasil, porque esses ofícios foram enviados para as autoridades que representam o nosso país”, disse.
O vereador Lisandro Monteiro apresentou fotos mostrando manifestações dos profissionais da categoria desde 2020 (foto), salientado que essa é uma vitória da categoria. Lembrou ainda que ele próprio levou a reivindicação à atenção do governador Romeu Zema, quando esse visitou a estrada da Guardinha.
Lisandro também agradeceu à equipe da Prefeitura que está adotando os procedimentos corretos para a realização do pagamento e aos vereadores pela agilidade na votação.
Como presidente da Comissão de Finanças, Justiça e Legislação, ele apresentou o parecer favorável ao projeto de lei, que foi votado e aprovado na sessão extraordinária, com a assinatura dos demais membros da comissão. Também foi aprovado parecer favorável da Comissão de Educação e Saúde
Também se manifestaram sobre a conquista os vereadores Pedro Delfante, Luiz de Paula e Antonio Picirilo.