Transplantes
Não foram apenas 3, e sim 5, o número de órgãos captados pela equipe de Passos Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante – Cihdott.
Números
No trabalho desta semana foram captados: dois rins, coração, pâncreas e fígado, ou seja, foram 5 órgãos ao todo. Os rins captados em Passos foram encaminhados para Pouso Alegre e outro para Itajubá. Não foram captados córneas devido a contraindicação do Banco de Olhos de BH.
Comissão
As doações de órgãos só são possíveis através do trabalho da equipe das Cihdott é através desta equipe que faz a abordagem aos familiares que a doação é viabilizada para equipe do Transplante.
O que é
Como explica um dos integrantes da Comissão, Leonardo Santos Maia, psicólogo clínico e hospitalar do Hospital Regional do Câncer de Passos, a Cihdott é uma Comissão permanente de hospitais de grande porte, como a Santa Casa de Misericórdia de Passos.
Membros
A Comissão funciona com um quadro de 7 membros de formação multidisciplinar (psicólogos, enfermeiros, assistentes sociais e médico). Ela é responsável por auxiliar a equipe hospitalar no processo de identificação da morte encefálica e acolher e abordar os familiares quanto à opção pela doação de órgãos.
Importância
É de extrema importância o papel da Cihdott dos hospitais do Brasil, pois sem elas não existe transplante de tecidos. Neste ano de 2023, a comissão de Passos já está próxima de completar 10 doações autorizadas só na Santa Casa de Passos, possibilitando a vida de dezenas de pessoas que estão na fila de transplante.
Setembro
Um dado relevante, neste mês de setembro (mês de conscientização da doação de órgãos) a Comissão já conseguiu duas autorizações para doação de órgãos e isso marca 10 órgãos captados e 10 pessoas que saíram da fila do transplante.
Sistema
A comissão é regulamentada pelo Sistema Nacional de Transplantes e que não tem fins lucrativos. Todos os membros que a compõem não buscam retorno financeiro, mas sim a luta por pessoas que aguardam o ato de amor de alguém para poder continuar a viver.
Fórum e contratação de empresa
Como o prédio do antigo fórum está desativado e a prefeitura de Carmo do Rio Claro possui autorização para usá-lo, o vereador José Joaquim Silva, sugeriu que o Poder Executivo ocupe o espaço com algumas secretarias.
Economia
Para ele, essa seria uma forma do município economizar com alugueis. Além de parar com os gastos de aluguéis, o imóvel seria usado para várias secretarias. Além da economia, a ocupação seria até uma forma de evitar a degradação do imóvel
Reparos
Outra indicação do vereador sugere que o chefe do Executivo contrate uma empresa para dar suporte na manutenção e reparo de mata-burros e pontes na zona rural do município.
Terceirizado
Na opinião do vereador, ao invés de usar funcionário da prefeitura, a administração deveria contratar uma firma. “Eu acho que ficaria bem melhor, eu acho que ficaria bem mais em conta para nossa prefeitura contratando essa firma”, argumentou.