Comemoração
A Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda (Sedest) da Prefeitura de Passos, promoveu na sexta-feira, 18, um dia de atividades no Centro Pop – Padre Léo.
Luta
O evento foi realizado em comemoração ao Dia Nacional da Luta da População em Situação de Rua e contou com palestras, rodas de conversa e apresentações musicais (FOTO).
Público
Durante o dia, as pessoas em situação de rua do município tiveram a oportunidade de conhecer as políticas de proteção e as articulações da rede do Centro Pop, voltadas para essa parcela da população.
Participação
Além disso, o evento também contou com a participação dos Coordenadores dos Cras de Passos, representantes da OAB (com orientações sobre os Direitos Humanos) e do Ambes (com atividades de saúde).
Esperança
A comemoração seria mesmo perfeita se a Secretaria, criada justamente para minorar essa grande deficiência na cidade, resolvesse de vez esse problema que não existia em passado recente.
Leite
A semana que passou foi marcada pela união dos agentes da cadeia produtiva de leite em busca de melhorias para o setor, com o movimento realizado no dia 16 de agosto pela Frente Parlamentar em Apoio ao Produtor de Leite (FPPL), em Brasília.
Parlamento
Mais de 500 produtores, entidades do setor, autoridades e dezenas de parlamentares de todo o país se reuniram no auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados, para o Encontro Nacional dos Produtores Brasileiros de Leite.
Liderança
A deputada federal por Minas Gerais, produtora de leite e presidente da FPPL, Ana Paula Leão, foi quem encabeçou o evento que expôs dados recentes e uniu a cadeia diante do cenário que exige medidas imediatas em defesa da pecuária leiteira nacional.
Alvo
Um dos grandes problemas do setor é a importação predatória do produto, o que faz com que pequenos e médios produtores estão deixando o campo. Com isso, acontece o aumento do ciclo de desemprego, a necessidade de estruturas e serviços públicos, redução da circulação econômica e outros
Apoio
Além da FPPL, o encontro contou com o apoio da Associação Brasileira dos Produtores de Leite (Abraleite), da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB).
Importação
Os impactos causados pela importação desleal de leite foi tema dos pronunciamentos. A maioria apontou que os principais prejudicados são as pequenas indústrias e os produtores de leite.
Predatório
Entendem que esse leite que está vindo de fora não é só predatório para a cadeia e ao setor, e quem vai pagar a conta lá na frente é justamente o consumidor quando o Brasil depender de importações provocado pelo desabastecimento.