Apagão
O apagão que afetou cerca de 20 estados do país na manhã desta terça-feira não chegou em nossa região. Em Minas, quatro cidades do Triângulo Mineiro ficaram sem energia elétrica ao mesmo tempo.
Duração
A Cemig informou que a queda ocorreu às 8h31, sendo que o restabelecimento se iniciou a partir de 8h46 e durou até por volta de 9h20. Segundo nota do Operador Nacional do Sistema as causas da ocorrência estão sendo apuradas.
Extensão
Dois terços dos bairros de Uberlândia ficaram sem energia. Em Uberaba afetou 5 bairros Também houve registro de apagão em partes dos municípios Araxá e Tupaciguara.
Apura
As causas do problema ainda estão sendo apuradas. O ministro de Minas e Energia, Alexandre Saraiva, determinou a criação de um grupo de trabalho com ministério, ONS e Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), para averiguar o que ocorreu.
Caçambas
Na reunião desta semana da Câmara, o vereador Edmilson Amparado afirmou que as caçambas de lixo espalhadas pela cidade, ao invés de promover a limpeza, estão provocando a sujeira.
Comenda
O vereador Maurício Silva comemorou o resultado da campanha realizada em Passos numa parceria entre o Lions Clube e a Prefeitura, que recolheu quase 12 mil litros de óleo de cozinha usados.
Fiação
O vereador João Serapião voltou a cobrar a retirada dos fios de telefonia pelas ruas da cidade, o que vem causando riscos para a população
Gedor
Autoridades e cidadãos de toda a região estão convidados para a audiência pública que discutirá a situação financeira da Fundação Gedor Silveira (foto). O evento será na quinta-feira, 17 de agosto, a partir das 19 horas.
Agendamento
A audiência pública foi agendada após reunião entre os vereadores, a direção da instituição e o Executivo Municipal, na última semana.
Referência
O hospital psiquiátrico é referência para 154 municípios do Sul e Sudoeste de Minas Gerais e enfrenta dificuldades financeiras, com um déficit mensal de cerca de R$ 300 mil para cobrir as despesas. Atualmente, a instituição abriga em torno de 130 pacientes de toda a região.
Mobilização
Vereadores e diretores presentes concordaram que é necessário mobilizar a região para salvar o hospital, que utilizam a estrutura para o atendimento de seus pacientes.
Apoio
Hoje somente o Município de São Sebastião do Paraíso contribui financeiramente para a manutenção do local, repassando incentivo de R$ 125 mil mensais, que são insuficientes para cobrir todos os custos de operação.