15 de agosto de 2023
O sistema de telefonia dos serviços públicos municipais em Passos, que foi totalmente danificado por causa da ação dos marginais que roubaram os fios de cobre das linhas fixas por toda a cidade (foto), foi o assunto do dia na reunião de ontem da Câmara.
O vereador Michael Silveira abriu o tema, afirmando que o atendimento ao cidadão em Passos é falha e a população está sendo prejudicada. As atendentes estão tendo que utilizar seus telefones particulares a serviço, inclusive nos fins de semana.
Foi aparteado pelos vereadores Plinio Andrade, Aline Macedo, Dirceu Soares e Luis Carlos Dentinho que também reclamam da falta do serviço.
Os vereadores lembraram que enquanto Passos não tem nem telefone para atendimento, vários municípios já fazem isso através de aplicativos.
O líder do prefeito na Casa, Maurício Silva informou que a Claro venceu concorrência para fornecer a telefonia em todas as unidades da Prefeitura, tanto na saúde, educação e outros
Outro tema que também uniu a opinião dos vereadores foi a defesa do plano de saúde para os servidores municipais. Dirceu Soares, Alex Bueno, Maurício Silva e Aline Macedo defenderam a necessidade de se estender o benefício para os aposentados e para os servidores contratados.
Edmilson Amparado falou sobre os números do Minha Casa Minha Vida anunciados na semana passada. É que oficialmente eles não passam de 300 unidades, enquanto a promessa inicial era de mil unidades.
O líder do prefeito na Casa, Maurício Silva, lembrou que o compromisso das mil unidades foi feito pelo próprio ministro Jade Barbalho, na recente visita que fizeram a ele o prefeito Diego Oliveira sob a indicação do senador Rodrigo Pacheco.
O vereador Alex Bueno informou que a Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo já está providenciando uma empresa para a implantação do projeto de melhorias – um dec e rampa – no porto de Passos no Rio Grande, na ponte Passos / São João Batista do Glória.
O vereador Luis Carlos Dentinho defendeu o pagamento de gratificações também para os profissionais da vigilância sanitária. Ele voltou a cobrar da administração o pagamento das emendas impositivas.
A vereadora Aline Macedo fez uma denúncia de que a empresa de asfalto Bau, que presta serviços para a Prefeitura e recebe mais de R$ 15 milhões por isso, se instalou ao lado de uma empresa de laticínios que está precisando se expandir e está sendo prejudicada pela poeira e poluição.
Segundo a vereadora, a administração sabe do problema e não busca uma solução para esse caso. “Como a Prefeitura fornece um alvará para essa instalação”, indagou.