Bahia
Causou preocupação entre os comerciários de Passos o anúncio feito ontem pela Via, dona das Casas Bahia, Ponto (antigo Ponto Frio) e Extra.com, que anunciou o fechamento de 50 a 100 lojas até dezembro deste ano em Minas Gerais
Duas
A empresa tem duas lojas em Passos – Bahia e Ponto – e dificilmente pelo menos uma delas não deverá ser fechada. Extra-oficialmente a informação é de que 38 unidades localizadas em cidades mineiras tenham suas atividades encerradas.
Cortes
Até março, a companhia contava com 121 lojas no Estado. O corte de funcionários também será inevitável. No relatório de resultados divulgado na última quinta-feira (10), a empresa fala em 6 mil desligamentos ainda neste exercício. Em Minas, esse número pode chegar a 2.500.
Depende
Uma fonte da empresa disse que a estratégia diz respeito ao fechamento de lojas que não dão lucro e apenas geram despesas para o negócio. E que ainda estão concluindo o plano, mas reforçou que a rede é muito forte no Estado.
Estoques
De acordo com o relatório divulgado pela Via, a expectativa é reduzir os estoques em até R$ 1 bilhão ainda em 2023.
On-line
O novo plano de melhoria operacional do grupo também prevê a revisão dos custos de aluguel e a migração de produtos pouco rentáveis para o ambiente on-line.
Brasil
A Via conta com mais de 1.100 lojas espalhadas pelo Brasil. O plano apresentado ainda inclui a alteração no modelo de compras no carnê. Segundo a companhia, hoje, metade das compras a prazo são realizadas por este tipo de pagamento.
Redes
No primeiro semestre deste ano uma grande loja, a Madeira Madeira (foto), fechou a sua filial de Passos – também priorizando a venda virtual.
Outra
E há informações de que uma outra filial de rede também já está esperando apenas vencer o contrato de aluguel para deixar a cidade.
Capitólio
Na última segunda-feira os vereadores de Capitólio estiveram reunidos com o Secretário de Turismo, Samuel Maia, com a Procuradora do Município, Michele Ribeiro e com membros da Comissão de Turismo (definida por empresário do trade turístico na reunião do dia 27 de março de 2023).
Sugestões
A reunião teve como objetivo apresentar ao Secretário de Turismo e à Procuradora, sugestões de melhoria no Projeto de Lei Complementar 003/2023, proposto pelo prefeito Cristiano Geraldo da Silva, que prevê a alteração na regulamentação do serviços turísticos no município.
Etapas
Este foi o terceiro momento de uma discussão que teve início em reunião realizada na Câmara Municipal, no dia 27 de março deste ano.
Medidas
Depois disso, os empresários participaram de uma reunião online na qual elencaram pontos de melhoria no projeto, de forma a contribuir para a organização do setor e segurança dos turistas.