Informes

Informes

5 de agosto de 2023

Saúde

A semana que começou com muitos boatos envolvendo a administração da saúde em Passos, até com uma suposta privatização da UPA patrocinada pelo Conselho Municipal de Saúde, terminou com uma reunião em para colocar os pingos nos is.

Reunião

No final da tarde, o titular da Secretaria de Saúde divulgou uma nota relatando o resultado de uma reunião entre ele, o prefeito Diego Oliveira, o presidente do Conselho de Saúde James Soares e o vice presidente Ricardo Soares.

Importância

Ficou pontuado nesta reunião a importância do Conselho de Saúde no acompanhamento das ações e a importância da participação entre as instituições

Compromisso

O secretário de Saúde reafirmou nesta reunião o compromisso do trabalho das instituições independentes assumindo um compromisso de trabalharem juntos para o desempenho do setor.

Diálogo

O secretário afirmou que entende que o diálogo “é o melhor caminho para que possamos cuidar do nosso povo e nada melhor que com o bom relacionamento firmado para que através de seus representantes, sejam eles, executivo, legislativo, Ministério Público e o Conselho de Saúde podemos conseguir melhorias na saúde pública de Passos”.

Câmara

Depois do recesso do mês de julho, a Câmara de São Sebastião do Paraíso volta aos trabalhos nesta segunda-feira. E na pauta do dia, mais de 10 projetos estão previstos.

Vacina

A vacinação de crianças (foto) em Minas Gerais está abaixo do necessário. O Estado deixou de atingir a meta de cobertura vacinal das principais doses para o público infantil até 4 anos de idade.

Números

Conforme dados nesta sexta-feira pela Secretaria de Estado de Saúde, todos os 18 imunizantes destinados a crianças de 0 a 4 anos estão com aplicação abaixo de 90% do público-alvo, percentual preconizado como ideal para manter a população protegida.

Polio

Entre os quadros mais críticos, está o da dose contra a poliomielite, doença que leva à paralisia infantil. Entre as crianças com 4 anos de idade, apenas 69% estão imunizadas contra a doença.

Estratégias

A baixa cobertura vacinal no Estado forçou o governo a pensar estratégias para melhorar os indicadores em Minas. Entre as doses destinadas a crianças com menos de um ano de idade, duas foram aplicadas em menos de 80% do público necessário.

Defasada

Outras seis estão abaixo de 90%. A vacina contra o rotavírus humano, agente que provoca doenças diarreicas agudas, é a que está com aplicação mais defasada: 79,9%.

Balanço

Das oito vacinas para crianças com um ano de idade, quatro aparecem com cobertura abaixo de 80% da meta, enquanto três foram aplicadas em menos de 70% do público-alvo.