Informes

Informes

3 de agosto de 2023

ZEMA E ROSCOE

Campanha

Alguns vereadores de Passos não esperaram o início do ano eleitoral para fazer campanha: já estão em pleno processo de caça aos votos.

Fôlego

E, para isso, aproveitam como podem os feitos (e defeitos) da administração municipal. É normal, mas não se sabe se terão fôlego para atravessar o ano e o começo do próximo para a campanha

Escolas

O Serviço Social da Indústria de Minas Gerais (Sesi-MG) anunciou investimento de R$ 1,2 bilhão na ampliação da sua rede de escolas de ensino fundamental e médio no Estado.

Plano

O plano é abrir 25 novas escolas, aumentando para 60 o total de unidades no Estado, distribuídas em 39 municípios. Até o mês passado a cidade de Passos não constava da lista da entidade.

Ampliada

A unidade de Paraíso será ampliada, tendo em vista principalmente a formação de mão de obra para atender as necessidades da fábrica da Heineken em Passos, segundo informa a entidade.

Evento

Em evento realizado ontem na região do Barreiro, em Belo Horizonte, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais, Flávio Roscoe, e o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (foto) lançaram a pedra fundamental das novas instalações da Escola Sesi, com previsão de entrar em operação em 2025.

Tamanho

A nova unidade terá 10 mil metros quadrados de área construída e capacidade para receber 2,5 mil alunos. A escola vai oferecer ensino fundamental e médio e terá 3 laboratórios de ciências da natureza, 2 laboratórios de linguagem, 2 salas de robótica, espaço Maker, 2 quadras cobertas e uma descoberta, biblioteca, auditório, área de preservação ambiental, entre outros espaços.

Unidades

De acordo com a Fiemg, das 25 novas unidades, seis já estão em fase de construção — na capital mineira e nas cidades de Juiz de Fora, Contagem, Barbacena e Extrema.

Aquisição

Duas unidades foram adquiridas pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) e o restante será adquirido no prazo de até 18 meses. A média de alunos por unidade será de 2,5 mil, mas algumas escolas poderão receber até 5 mil alunos, segundo o executivo.

Números

Com a abertura das novas escolas, o número de matrículas anuais na rede Sesi-MG de educação vai passar de 21.184 em 2023 para 33 mil em 2026, segundo a Fiemg. Quando todas as unidades estiverem operando, o número de alunos matriculados deve chegar a 50 mil nos ensinos fundamental e médio e a 100 mil alunos em projetos de robótica.

Empregos

A Fiemg prevê gerar aproximadamente 2 mil empregos diretos e 360 indiretos com as novas escolas. Do investimento total previsto, R$ 250 milhões serão usados na modernização do parque tecnológico do Senai.