Informes

Informes

31 de julho de 2023

Saúde

Na semana que passou, o Conselho Municipal de Saúde de Passos buscou ajuda do Conselho Estadual de Saúde para tratar assuntos do controle social bem como demandas especificas do Município de Passos.

Pontos

Foram apresentados dois pontos em especial, o primeiro a reorganização da lei municipal nº3.637/2021, que está em estudo desde de 19 de abril de 2022

Atraso

Essa reorganização aguarda encaminhamento do executivo nas alterações conforme necessidade e demandas do Conselho Municipal de Saúde apresentadas em reunião juntamente com todos órgãos da saúde municipal e o Conselho Estadual,

Relatório

A segunda pauta foi apresentada as deliberações do relatório anual de gestão 2022, ficando acolhidos pela mesa diretora do Conselho Estadual, que se prontificou a encaminhar a Passos uma junta do Estadual apara auxiliar nas demandas apresentadas e dar consistência as ações dos conselheiros de Passos.

Pedido

Ainda na semana que passou, a plenária do Conselho Municipal de Saúde encaminhou à Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Passos, à Controladoria do Município, à Procuradoria, Promotoria e Conselho Estadual de Saúde do Estado de Minas Gerais o pedido de reorganização da lei nº3.637/2021.

Aécio

A decisão desta semana da Justiça Federal que absolveu o deputado federal Aécio Neves (foto) em denúncia de corrupção envolvendo o parlamentar mineiro e o executivo Joesley Batista, começa a mexer o tabuleiro da política mineira e nacional.

Decisão

A sentença, de quinta-feira, 27, confirma decisão anterior da 7ª Vara Federal Criminal de São Paulo, de março de 2022, que já havia inocentado o deputado da acusação feita em 2017 pelo ex-procurador-geral da República, Rodrigo Janot.

Reação

Em um comunicado divulgado à imprensa, o ex-governador e ex-senador de Minas comemorou a inocência, mas lamentou que os danos pessoais e políticos decorrentes da denúncia não possam ser compensados.

Vácuo

Como existe um grande vácuo na política mineira e Zema não pode mais se candidatar à reeleição, existem fortes pressões para que Aécio tente recuperar sua força política no Estado, aproveitando a estrutura que ainda lhe resta no interior do estado.

Federal

Informa-se, por exemplo, que na cúpula nacional do PT a decisão da justiça provocou uma onda de preocupações perante o meandro político do governo federal.

Posição

Aécio Neves, como se sabe, foi contra a eleição do presidente Lula e, no plenário da Câmara Federal, tem sido um parlamentar crítico da atual administração. Sendo assim, a ordem é tentar barrar um possível crescimento do nome de Aécio em Minas, pois isso iria desencorajá-lo a disputar o governo do estado.

Esforço

Deve ser por conta dessa realidade que o presidente Lula foi incentivado a iniciar imediatamente visitas ao estado, até porque, quando de sua eleição, foi majoritário por aqui nos dois turnos. Mas o partido não teve prestígio nem mesmo para indicar um ministro