Informes

Informes

26 de julho de 2023

Aceleração

O governo federal deve lançar, em agosto deste ano, logo após o recesso parlamentar, uma nova versão do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Orçamento

Diante de um orçamento de R$ 60 bilhões, que será dividido entre os estados, Minas Gerais já entregou à União uma lista com 13 obras prioritárias a serem incluídas no Novo PAC.

Prioridade

A prioridade, como era de se esperar, vai para melhorias em rodovias federais que passam por Minas, unidade federativa com a maior malha do País.

De fora

Uma das regiões mais desenvolvidas do Estado, o Sul de Minas não é contemplado diretamente por nenhuma das obras prioritárias apresentadas pelo governo estadual à União.

Ferrovia

Outro fato que chama a atenção na lista é a falta de investimento em ferrovias, defendido por muitos como uma saída necessária para Minas Gerais ampliar sua eficiência logística.

Antiga

Uma das prioridades da gestão de Romeu Zema é a concessão da BR-381 (foto) entre BH e Governador Valadares.Com 304 quilômetros de extensão, o projeto prevê a duplicação de 132 quilômetros de pista em trechos descontínuos, e 99 quilômetros de faixas adicionais.

Prioridade

A rodovia é considerada estratégica para interligar os pólos de consumo da região metropolitana de BH e do Vale do Rio Doce, além de importante para o escoamento de produtos agrícolas, pecuários, de mineração e industriais.

Cabide

Ao menos 358 políticos que disputaram eleições em 2020 e 2022 ocupam cargos ou funções comissionadas no governo federal. A maioria (328 funcionários) é de derrotados nas urnas durantes as eleições.

Total

Ao todo, 218 políticos passaram a ocupar cargos dessa natureza e se somaram a outros que já tinham funções durante o governo Bolsonaro.

Campeão

O PT, campeoníssimo em ocupações da espécie, ganhou 90 ex-candidatos em cargos comissionados do governo a mais do que tinha em dezembro de 2022. No último mês do governo Bolsonaro, a sigla tinha 22 cargos. Passou, agora, a 112.

Esquina

Depois de instalar um redutor de velocidade na Rua Barão de Passos, na esquina com a Lourenço de Andrade, local onde se registrou acidentes graves pela imprudência de motoristas, outra providência vai dar mais segurança no local.

Travessia

Ontem o departamento de trânsito concluía a construção de uma passarela elevada na rua deputado Lourenço de Andrade, quase na esquina com a Barão.

Tinta

Várias dessas passarelas estão sendo construídas pelas principais vias da cidade, dando mais segurança à população. Aguarda-se também uma sinalização horizontal nelas.