17 de julho de 2023
DELEGADO MARCOS PIMENTA
O delegado Marcos Pimenta (foto) está deixando a Regional de Passos da Polícia Civil de Minas Gerais.
O Diário Oficial de Minas Gerais, em sua edição deste sábado, 15, traz ato da Chefia da Polícia Civil de Minas Gerais determinando sua transferência para assumir a Coordenação da Central Estadual do Plantão Digital, com sede na cidade administrativa, em Belo Horizonte.
A Central foi criada pelo Governo do Estado em 2021, instalada no Prédio Alterosas, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, para agilizar os atendimentos de plantão e otimizar a investigação de crimes.
O Plantão Digital já funciona em mais de 80 unidades policiais, distribuídas em 48 municípios, que contemplam todas as regiões do estado, beneficiando de modo direto e indireto, mais de 8 milhões de mineiros.
Em suas redes sociais, o próprio delegado Marcos Pimenta fez ontem o anúncio de sua indicação e listou um pouco de sua atuação à frente da regional de Passos.
E manifestou o seu agradecimento pela escolha: “Agradeço a Chefia da PCMG pela confiança na escolha de meu nome para atuar em tão sensível e importante pasta! Por derradeiro, peço vênia aos moradores de Passos e região pelas falhas cometidas no período em tela, salientando que não se trata de uma despedida e sim de um “Até breve”.
A cidade de Pouso Alegre tem uma das menores tarifas de transporte coletivo da região: R$ 3,00. Depois que começou a subsidiar parte do transporte coletivo na cidade, o número de passageiros pagantes aumentou 27%.
Esse aumento equivale entre 10 e 15 mil passageiros por mês a mais. Segundo a Prefeitura da cidade. Hoje a média é de 690 mil usuários transportados mensalmente e expectativa é de ultrapassar 800 mil em pouco tempo.
A Câmara de Passos vota nesta segunda, em segundo turno, as alterações na lei que cria a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social do Município de Passos.
Entre outras normas, a lei cria a Guarda Municipal de Passos e sua estrutura de controles interno e externo; reorganiza os órgãos de sua competência, e dá outras providências.
E, como não poderia deixar de ser, o tema gera polêmicas. Já há tentativas de judicialização para alguns itens do concurso da Guarda, como o que limita a idade para os interessados em participar do concurso.
A votação ocorre depois de uma pressão feita pelo secretário e vice-prefeito Arlindo Nascimento, que recentemente questionou o legislativo pela demorar na análise do projeto.