BLOCO DE MODA – Wagner Penna
Nesta semana mais uma edição da revista Abit Review foi publicada, com vários artigos revelando o setor têxtil no país. A situação de Minas no segmento foi enfatizada em alguns artigos, o mais importante deles assinado pelo presidente da Fiemg, Flávio Roscoe.
Entre outros dados, ele assinalou que a mudança da matriz energética têxtil mineira nos últimos 50 anos reduziu o uso de óleo combustível em 99%, diminuiu o consumo de lenha em 76%, expandiu o uso de gás liquefeito em 36 vezes e o de eletricidade em 242%. Lembrou ainda que a indústria têxtil mineira possui 1.046 empresas e gera aproximadamente 28,2 mil empregos – distribuídos em 196 municípios. Dessas, 1,02 mil são classificadas como micro e médio portes e que, juntas, empregam 12,9 mil empregos (ou seja, 46% do total do segmento).
E tem mais: em 2022 o setor arrecadou cerca de R$112,5 milhões em ICMS. Comparado ao cenário nacional, o circuito têxtil mineiro concentra 11,4% das empresas e gera 10,6% dos empregos criados pelo setor.
Para completar, destacou o esforço de descarbonização de todo o parque industrial de Minas, com 95% da energia gerada em Minas saindo de fontes renováveis e que reduziu em 33,6% a emissão de carbono entre 2002 e 2022.
Ótimos números.
VAIVÉM
Embora tenha acontecido em Nova York, o baile do MET, tem reflexos em todo o circuito fashion internacional – em função das celebridades convidadas. É a principal festa do setor nos Estados Unidos. Mas, agora, começa a receber críticas por ter se resvalado para um circo, com os convidados fantasiados e se apresentando em roupas absurdas – um carnaval. Um alerta para a nova era fashion. O mundo da moda muda.
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As notícias da semana sobre fechamento de 20 lojas do grupo Renner (a maioria delas no setor de casa & decoração, com a marca Camicado). Mas poucos disseram que a empresa gaúcha aumentou suas vendas on.line e que vai abrir outras 20 lojas, em diversos pontos do país. O problema está no setor de cama & mesa e não no de vestuário.
PONTO FINAL
Depois de um trimestre de vendas baixas, o varejo da moda está animado com o Dia das Mães. As previsões são de que haverá um aumento de até 2% em relação ao ano passado – traduzido em bilhões de dólares. O bacana mesmo é que a cadeia fashion (da roupa ao sapato e do perfume ao creme hidratante) responde por quase 70% das compras. Amém!