Destaques Geral

Incêndios atingem rede elétrica e abastecimento de água em Passos

27 de agosto de 2024

O Saae foi o responsável por sugerir a solução encontrada / Foto: Reprodução

André Castro

 

PASSOS – Focos de incêndio e tempestade de vento afetaram 27 postes da Cemig, causando interrupção no fornecimento de energia elétrica, e no abastecimento de água em Passos no fim de semana e início desta segunda-feira. O vendaval ocorreu na noite de sábado.

Segundo Alexandre Silveira Castro, da gerência de Relacionamento com o Poder Público da Cemig em Passos, a queda na transmissão de energia foi causada por problemas na fiação devido aos fortes ventos e focos de incêndio. Ele afirma que foi necessário interromper o fornecimento para alguns pontos da cidade, como a região do Saae, para que os reparos fossem feitos.

“Este fim de semana o sistema elétrico que alimenta a região de Passos (zona urbana e rural) foi afetado por diversos focos de incêndio e também por uma tempestade de vento, onde 27 postes foram danificados/queimados prejudicando o abastecimento de energia elétrica principalmente em algumas regiões rurais. Ocorre que as bombas de captação do Saae são alimentadas por um desses alimentadores rurais. A situação foi normalizada no fim da tarde dessa segunda-feira”, completou Alexandre.

Nesta segunda-feira, o Saae e a Cemig informaram que os problemas no fornecimento de energia elétrica e no abastecimento de água foram solucionados e que os serviços seriam retomados em toda a cidade. O Saae e a Cemig alertam a população para que fique atenta às redes sociais das empresas para acompanhar possíveis ocorrências.

De acordo com o Saae, a principal área afetada foi a região das bombas de tratamento, que ficaram desligadas até a Cemig resolver o problema.

Segundo o diretor do Saae de Passos, Esmeraldo Pereira Santos, o vendaval que aconteceu no sábado acarretou problemas em decorrência da interrupção no fornecimento de energia elétrica, a captação e o tratamento de água ficaram comprometidos e a população ficou sem os serviços durante o domingo, 25. Na manhã desta segunda-feira, em regiões como o centro, a abastecimento foi normalizado por volta das 15h.

“A energia chegou no Saae com baixa tensão causando dificuldade na captação de água do Ribeirão Bocaina e, também, do Rio Grande. Desde sábado os nossos servidores estão trabalhando para sanar a situação. Nesta segunda-feira, 26, o serviço está com instabilidade para vários bairros”, disse Esmeraldo, pedindo a compreensão da população e que os consumidores economizem água.