S. S. PARAÍSO – Um incêndio de grandes proporções ocorreu na tarde de domingo, 14, em São Sebastião do Paraíso, no bairro Village Paraíso, e destruiu o galpão de um depósito de recicláveis, com prejuízo de aproximadamente R$ 500 mil. Outras três ocorrências de queimadas foram atendidas no mesmo dia em diferentes regiões do município.
O fogo no depósito de recicláveis teve início por volta de 15h, em uma área de vegetação. Segundo o Corpo de Bombeiros, o incêndio pode ter sido criminoso. As chamas se alastraram, atingiram o barracão e consumiram todo o material que estava recolhido no local.
Conforme o balanço parcial divulgado, o incêndio atingiu um galpão utilizado para depósito de materiais recicláveis, duas prensas hidráulicas, vários fardos de papelão e plásticos prensados, e sucatas em geral. Os bombeiros conseguiram evitar que o fogo consumisse parte de um caminhão que estava estacionado nas imediações e outras construções próximas ao barracão. Não houve registro de pessoa ferida.
Com a propagação do fogo e o vento forte, foi formada uma densa camada de fumaça preta que pode ser vista por toda a cidade. Fotos e vídeos foram compartilhados nas redes sociais de pessoas que ficaram intrigadas com o acontecimento. Várias questionaram sobre a demora para a chegada do caminhão do Corpo de Bombeiros para o atendimento da ocorrência, quando no local já estavam presentes viaturas da Guarda Municipal e também da Polícia Militar.
Em nota, a assessoria de comunicação do Pelotão do Corpo de Bombeiros informou que no mesmo momento uma equipe já estava mobilizada para atender outro caso de incêndio, desta vez, em uma propriedade rural, próxima ao acesso para o distrito de Guardinha. No local foi combatido um incêndio em vegetação que ameaçava atingir área de pastagem de gado, além de uma mata. O lugar fica a cerca de 10km da sede do município.
Devido à gravidade do incêndio no depósito, foram acionados bombeiros que estavam de folga. Também foi utilizado um caminhão pipa cedido pela empresa Pedreira Cantieri. Com o retorno da equipe que estava na zona rural o fogo foi extinto, sendo consumido cerca de 30 mil litros de água. A perícia técnica foi acionada e a Polícia Civil vai investigar a situação.
Outras ocorrências
Ainda no domingo,14, o Corpo de Bombeiros já havia atuado em pelo menos outras duas ocorrências de queimadas registradas no município. Uma delas foi nos fundos da Universidade Federal de Lavras (Ufla), campus Paraíso, com a divisa com o bairro Azul Ville. O fogo atingiu uma área de vegetação próxima a um córrego. A ação dos bombeiros evitou que residências fossem atingidas.
Em outro atendimento, uma queimada ocorreu em uma área próxima a uma plantação de laranjas, as margens da rodovia MGC-491, próximo ao trevo do Atacado ABC. Uma guarnição também esteve no local atendendo o chamamento da população. Devido ao período de estiagem, os bombeiros alertam que deve-se ter atenção redobrada e que a realização de queimada é considerada crime. Denúncias podem ser feitas pelos telefones 190 e 181.