16 de abril de 2024
Grandes chamas foram vistas no interior do barracão assustando quem passava pelo local / Foto: Reprodução
Roberto Nogueira
S. S. PARAÍSO – Uma fagulha de solda mecânica é apontada como causa de um incêndio na Igreja evangélica Lagoinha, em São Sebastião do Paraíso, na tarde do último sábado, 13. Não houve feridos.
O fogo atingiu o galpão que abriga o templo, localizado na avenida Oliveira Rezende, e foi controlado pelo Corpo de Bombeiros. A igreja informou em rede social, por meio de nota de esclarecimento, que a programação da Lagoinha na cidade será realizada em novo local, na rua Placidino Brigagão, 516, no centro, até que os danos materiais causados pelo incêndio no templo sejam consertados
A Igreja fica a menos de um quilômetro da sede do 2º Pelotão do Corpo de Bombeiros, o que facilitou o atendimento, impedindo que maiores prejuízos.
No galpão estava sendo realizado um trabalho de solda metálica. A obra acontecia no hall de entrada do barracão que abriga a Igreja, quando faíscas atingiram a espuma de revestimento acústico provocando o incêndio. No momento, não havia culto, porém pessoas voluntárias trabalhavam na manutenção da edificação.
Ao chegarem ao local, os Bombeiros agilizaram a saída das pessoas que acompanhavam as obras, evitando que elas inalassem fumaça tóxica gerada pelo incêndio. Em seguida, a corporação deu início ao combate das chamas, que se concentravam no revestimento acústico em uma repartição dos fundos da igreja. Em pouco tempo o fogo foi debelado, sendo realizado, em seguida, o rescaldo afim de evitar o surgimento de novos focos.
Conforme levantamento preliminar, as chamas causaram danos na fiação elétrica, além do próprio revestimento acústico, que acabou servindo como propagação do fogo. A Igreja seguirá fechada para passar por reparos e deverá ser vistoriada pela Defesa Civil.
De acordo com a nota de esclarecimento divulgada pela igreja, a estimativa é que será preciso refazer, por completo, as partes elétrica e hidráulica do prédio e a pintura, além de aquisição de novas novas cadeiras, equipamento de som, iluminação, vídeo e projeção.
Dicas
Os Bombeiros alertam e orientam que, em casos de situações semelhantes, todas as pessoas devem ser retiradas do local. As vítimas de incêndios, em mais de 95% dos casos, são atingidas pela inalação de fumaça tóxica produzida pelas chamas