Roberto Nogueira
S. S. PARAÍSO – O superaquecimento em um dos equipamentos pode ter sido a causa do incêndio em um galpão de uma empresa em São Sebastião do Paraíso, ocorrido na tarde do último sábado, 5.
As chamas foram controladas pelo 2º Pelotão do Corpo de Bombeiros, de Paraíso, e o estabelecimento industrial fica no Parque João Fernando Zanin.
Logo após o início do incêndio, funcionários da empresa fizeram o primeiro combate e, com a chegada dos Bombeiros, as chamas foram controladas e foi realizado o serviço de rescaldo. Ninguém ficou ferido.
A empresa, que atua na fabricação de produtos alimentícios, está instalada no Parque Industrial II, às margens da rodovia Pedro Cerize, a LMG-836, no sentido a São Tomás de Aquino.
Era pouco depois das 14h quando a Central de Operações do Corpo de Bombeiros foi acionada para o atendimento da ocorrência. As chamas se concentravam na câmara de isolamento utilizada para a secagem de fibra de colágeno, produto empregado na indústria alimentícia.
Os funcionários da empresa iniciaram o primeiro combate ao fogo utilizando extintores. Eles também mobilizaram a rede de hidrantes interna e desligaram a parte elétrica da construção, o que, segundo os Bombeiros, contribuiu para o controle do fogo.
Ao chegar ao local, a equipe dos Bombeiros constatou que as chamas haviam atingido parcialmente o galpão da empresa. O superaquecimento dos equipamentos da câmara de isolamento é apontado como a provável causa do incêndio. Não houve vítimas e os danos foram apenas materiais.
Desde o final do ano passado, este é o quarto caso de incêndio em indústria em Paraíso. No final de 2024, foram duas ocorrências de incêndios de grandes proporções em instalações de empresas. Uma delas foi no mês de setembro, às margens da BR-265, sentido a Jacuí, próximo ao entroncamento com a MGC-491, quando ocorreu um grande incêndio em um depósito de materiais têxteis. Outro caso ocorreu em novembro, em um galpão também na BR-265, ao lado do bairro João XXIII.
Já neste ano, no começo de março um incêndio em uma oficina mecânica localizada na avenida Zezé Amaral resultou na destruição de 12 veículos. Além dos casos de incêndios em indústrias, vários foram os atendimentos em incêndios a residência e em uma igreja ocorridos em Paraíso.
O Corpo de Bombeiros reforça, no caso de empresas e indústrias, a importância da manutenção preventiva de equipamentos e dos sistemas de combate a incêndio dos estabelecimentos.
Fotos: Divulgação