Destaques Moda

Ima Têxtil Eco

1 de abril de 2023

Stella McCarthney./ Foto: Divulgação.

BLOCO DE MODA – Wagner Penna

As questões ambientais estão, cada vez mais, ganhando importância junto à consumidora de moda – levando confecções & têxteis a entregar produtos com pegada sustentável. Há até estilistas, como Stella McCarthney, que só trabalham com produtos eco.

A mais recente empresa a investir no assunto, é a mineira Ima Têxtil – com o lançamento da viscose ecológica. O produto é o passo inicial para a linha Eco-Ima, que, brevemente, terá novos tipos de tecidos à disposição das confecções, atacados e estilistas de todo o país.

Como explica a diretora de Design da Ima Têxtil, Ana Luiza Moura Rocha, essa viscose é produzida com redução de 50% no uso de água, menor emissão de carbono no processo e maior utilização de fio biodegradável, etc. E tem certificação da austríaca Lenzing EcoVero, com selo EU EcoLabel.

Ela observa, ainda, que, “no futuro, teremos outros certificados de fibras distintas”. Também assinala que “além de ser importante para o nosso futuro, o investimento para a sustentabilidade pode ser visto como um diferencial competitivo – pois estamos oferecendo aos nossos clientes a oportunidade de estar à frente do mercado”.

O lançamento oficial ocorre na próxima terça-feira, 4, no showroom de São Paulo, com palestras da especialista Ana Sudano + palestra da consultora Denise Morais + apresentação da Ana Luiza Moura Rocha + café da manhã & debates.

Bacanésimo!!

VAIVÉM

A próxima edição da Minas Trend (entre 11 e 13 de abril, no Minascentro, em Beagá) vai ter abertura em grande estilo – com desfile nos jardins do Palácio da Liberdade. A promoção é da Associação dos Criadores de Moda (A.Criem), coordenada pelo seu presidente Antônio Diniz e os estilistas Renato Loureiro e Victor Dzenk. O tema será o Barroco Mineiro e tem apoio da Secult.

***

A apreensão de vestidos de moda festa do estilista Elie Saab (libanês radicado em Paris) no aeroporto de Guarulhos, repercutiu no circuito fashion mundial. As roupas seriam, apenas, expostas na cerimônia de lançamento de prédio de luxo em São Paulo e retornariam a Paris. Mas a burocracia brasileira criou caso, multas foram aplicadas e o quiproquó formado. Sem comentários.

PONTO FINAL

O disse me disse no circuito da moda internacional foi a ‘barriga’ da imprensa especializada que ‘comeu’ como autêntica a foto fake do papa Francisco de casaco ‘puffer’ (inflado). A façanha foi de um programa de Inteligencia Artificial. Até revistas de peso caíram no conto. Sem comentários.