PASSOS – O prefeito de Ilicínea, Nirlei Cristiani, e o de Córrego Fundo, Danilo Oliveira Campos, assinaram, na última quinta-feira, 27, o protocolo de intenções solicitando a filiação no consórcio da Associação Pública dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande (Ameg). Segundo a associação, o ano de 2023 começou com recordes e grandes conquistas, pois pela primeira vez, desde a fundação em 1.984, os 22 municípios integrantes da microrregião decidiram integrar o consórcio simultaneamente.
“Me sinto muito honrado em estar à frente da Ameg neste momento onde pela primeira vez na história conseguimos unir os 22 municípios na associação e ainda recebemos o pedido de outros dois prefeitos, o Nirlei e o Danilo, que embora não faziam parte da nossa microrregião, reconhecem a excelência dos trabalhos oferecidos pela Ameg e também querem somar forças conosco na busca da valorização e crescimento da nossa região. Estou muito feliz”, destacou o prefeito de Passos e presidente da Ameg, Diego Oliveira.
De acordo com a associação, durante a assembleia geral foram apresentados os três carros Fiat Argo Drive 0 km, adquiridos por meio de repasses do Fundo Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (FEPDC), órgão do Ministério Público de Minas Gerais e que aprovou o projeto de estruturação e manutenção do Serviço de Inspeção Regional da Ameg, o “SIM Regional”.
“Com a chegada destes três carros e ainda com os equipamentos que vamos comprar a partir deste recurso de aproximadamente R$ 400 mil, vamos ter condições de funcionar o nosso Serviço de Inspeção Regional da Ameg. Com isso, nossos produtores poderão comercializar seus produtos em todas as 22 cidades que integram o consórcio”, ressaltou Diego Oliveira, lembrando que este número deve subir para 24 cidades após aprovação da entrada dos municípios de Ilicínea e Córrego Fundo.
Segundo a Ameg, os prefeitos e secretários municipais de educação puderam acompanhar uma apresentação da lousa digital da empresa que venceu a licitação para oferecer o componente aos municípios, sendo que, ao final foi sorteada entre todas as prefeituras presentes na reunião, uma lousa de 86 polegadas que saiu para Itaú de Minas.
Conforme informações da associação, os prefeitos ainda receberam informações atualizadas sobre todos os processos de licitação que estão em abertos, das próximas licitações que serão realizadas e ainda informações sobre o Fundeb. Além disso, os prefeitos foram convidados a participarem em bloco do 38° Congresso Mineiro de Municípios, que ocorrerá nos dias 9 e 10 de maio na Expominas, em Belo Horizonte, onde a Ameg deve expõe um estande para divulgar informações dos municípios integrantes do consórcio.
A Ameg também apresentou na reunião de quinta o cronograma dos próximos eventos, com destaque para o Encontro Regional de Cooperativismo em Claraval no dia 04 de maio, organizado pela Ameg, Emater e Prefeitura de Claraval.
Nos dias 11 e 12 de maio na sede da Ameg, acontece o curso sobre a regulamentação da Lei n° 14.133/21 (nova Lei de Licitações), em parceria com o Portal de Compras Públicas e Jacoby Fernandes & Reolon.
No dia 16 de maio, também na sede da Ameg, será realizado o Fórum de Desenvolvimento Regional, em parceria com o Sebrae, Investe Minas e Prefeitura de Passos. No dia 23 de maio acontece a reunião da Associação dos Municípios Mineiros. No dia 2 de junho, terá uma reunião com a reitoria do IFSul de Minas, em Pouso Alegre, para tratar da implantação de novos cursos, incluindo de pós-graduação em gestão pública para a região. Por fim, nos dias 21 e 22 de junho no auditório do IFSul de Minas, campus Passos, acontece o Encontro Técnico dos municípios, que será promovido pelo Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG).
“São muitas ações que estão acontecendo e contamos com a participação de todos os prefeitos e colaboradores das prefeituras. Este é o maior desafio da Ameg que abraçamos com muita garra e que lutamos pelo desenvolvimento de toda nossa região para esta geração e para as futuras”, frisou o presidente Diego Oliveira.
Participaram da reunião desta quinta-feira, os prefeitos das cidades de Capetinga, Carmo do Rio Claro, Cássia, Claraval, Delfinópolis, Fortaleza de Minas, Guapé, Itaú de Minas, Passos, Pimenta, São João Batista do Glória, São Sebastião do Paraíso e São Tomás de Aquino. Já os municípios de Alpinópolis, Capitólio, Doresópolis, Ibiraci, Piumhi, Pratápolis, São José da Barra, São Roque de Minas e Vargem Bonita, os prefeitos não puderam comparecer, mas enviaram representantes. O prefeito da cidade de Córrego Fundo, Danilo Oliveira Campos, também participou da reunião.