Ícone do site Folhadamanha

Igreja Presbiteriana do Glória completa 70 anos no domingo

O CULTO SOLENE DESTE DOMINGO ACONTECE NA ÚNICA IGREJA PRESBITERIANA NA CIDADE / Foto: Reprodução

ÉZIO SANTOS

 

S. J. B. GLÓRIA – Os 70 anos da Igreja Presbiteriana de São João Batista do Glória serão comemorados neste domingo, 28. Os 100 anos da chegada dos primeiros pregadores do evangelho na cidade também farão parte do culto solene de gratidão a Deus, às 19h, na igreja localizada na avenida Avelino Soares de Resende, centro.

Para celebrar os dois eventos simultaneamente, foi convidado o reverendo jubilado, João Batista Pereira, residente em São Sebastião do Paraíso. “Com sua experiência de anos e anos como pastor evangélico, achamos oportuno convidá-lo para a tão importante data e louvar a Deus conosco pelos 70 anos de pregação da fé cristã no Glória”, ressaltou Jonas Álen Garcia Matos, natural de Carangola e pastor no Glória desde 2020.

Família Ferreira

O primeiro pregador presbiteriano que trouxe as ‘Boas Novas do Evangelho’ a São João Batista do Glória foi o reverendo Benjamim Lens César, quando pregou na casa do senhor Francisco Ribeiro, em 1924. Até 1930, as visitas foram poucas, devido às dificuldades de se chegar até a cidade e, a partir de 1935, os trabalhos passaram a ser realizados na casa do irmão Otaviano Ferreira dos Reis, o Biano, cujos filhos, netos e bisnetos têm descendentes fiéis até hoje.

A igreja foi organizada no dia 30 de julho de 1954, quando o reverendo Jairo Borges Sobrinho era pastor em Passos e prestava assistência religiosa, exercendo a dupla função por 17 anos consecutivos junto à comunidade gloriense. A estimativa é que a cidade tenha hoje cerca de 100 seguidores, também denominados de protestantes por orientação do francês João Calvino, um dos principais líderes da reforma religiosa em questão, no início do século XVI, nos calendários Juliano e Gregoriano.

Sair da versão mobile