Rafael Marcon
PASSOS – A Igreja Presbiteriana de Passos participou, no último final de semana, do II Congresso de Cosmovisão Cristã. O Congresso foi organizado para discutir os desafios e as perspectivas para a educação confessional reformada, que representa a orientação seguida pelas escolas ligadas às igrejas presbiterianas e outras igrejas evangélicas no Brasil. Em Passos, a ideia é criar uma Escola Presbiteriana com sistema Mackenzie de Ensino.
Segundo o presidente do Conselho da Igreja Presbiteriana de Passos, Moisés Coelho Castro, o objetivo do projeto é criar uma escola voltada para todo o ensino fundamental e médio. “A Igreja Presbiteriana de Passos está em fase de planejamento e execução do seu projeto educacional que abrange duas etapas: dar início a uma Escola Confessional Presbiteriana em Passos e construir um amplo complexo educacional em uma área adquirida pela Igreja na região dos loteamentos Mirante do Vale. A Igreja já aprovou um projeto de reforma do seu edifício e dependências físicas no centro de Passos para abrigar a primeira etapa”, disse.
De acordo com o presidente, o Congresso de Cosmovisão Cristã foi um evento organizado pela Associação Nacional de Escolas Presbiterianas (Anep), em parceria com o Sistema Mackenzie de Ensino (SME) e com a Comissão Nacional Presbiteriana de Educação (Conape). Segundo ele, a educação confessional reformada segue os preceitos da Reforma Protestante do Século XVI e representa uma base teológica e filosófica para orientar as escolas cristãs e reformadas a desenvolverem uma educação de qualidade seguindo os preceitos cristãos e reformados.
De acordo com Moisés, o projeto conta doações para a arrecadação de recursos. “Ainda não temos um valor estimado para a realização do projeto. A base de captação dos recursos é a própria Igreja e seus membros, com ofertas, dízimos, doações e campanhas de arrecadação. A Igreja Presbiteriana de Passos já recebeu uma doação da família do Dr. Jairo Roberto da Silva, que disponibilizou a metade da área para a construção da nova escola em seu futuro loteamento no Mirante do Vale”, disse.
Conforme ainda o presidente, a Igreja ainda não tem uma previsão de quantos alunos poderão ser matriculados caso o projeto se desenvolva, e também hão há uma expectativa para o início da construção da escola, já que é necessário primeiramente levar à frente o projeto de reforma do edifício da Igreja.
“Indubitavelmente, a construção de uma nova escola em Passos voltada para uma educação confessional cristã e reformada é de uma importância imensurável, sobretudo, porque vem preencher uma lacuna, uma vez que não há uma projeto educacional na cidade voltado para uma educação orientada pelos valores cristãos, reformados e evangélicos”, afirmou Moisés.