S. S. PARAÍSO – A Província Eclesiástica de Pouso Alegre, composta pelas dioceses de Pouso Alegre, Campanha e Guaxupé, lançou uma cartilha de orientação política voltada para as Eleições Municipais de 2024.
Conforme o padre João Ademir Vilela, da Matriz São Sebastião, em São Sebastião do Paraíso, a igreja é uma instituição apolítica, mas os fiéis são motivados a refletirem sobre vários aspectos e valores para ajudar na definição do voto e na escolha dos futuros governantes.
De acordo com a Província Eclesiástica, a cartilha é apresentada como uma fonte de orientação política. O material foi distribuído em todas as igrejas católicas ao final das missas entre o penúltimo e último fim de semana de setembro, para ser refletido até o dia da votação. Ainda segundo os organizadores, trata-se de um recursopara auxiliar no discernimento político individual e comunitário.
Conforme o documento, o período eleitoral exige dos fiéis um compromisso sério de discernimento para o exercício da cidadania do voto. “É fundamental ter critérios sólidos para fazer uma escolha consciente, visando o bem comum”, aponta.
“Leiam, orem e estudem, tanto sozinho quanto em grupo, e compartilhem com seus contatos”, diz o documento.
Durante as missas em que o material foi distribuído aos fiéis na matriz São Sebastião o pároco João Ademir Vilela enfatizou que a Igreja Católica não tem candidato político.
“Se o padre, algum ministro ou membro de pastoral deseja candidatar-se a pessoa deve se afastar das suas funções aqui na igreja”, afirma. Ele ressalta que a orientação é no sentido de que a escolha dos candidatos para serem os representantes políticos deve ser refletida no sentido de encontrar representantes engajados com os valores defendidos pela igreja, salientou.
A Diocese de Guaxupé também divulgou em redes sociais mensagens com intuito de informar os católicos para a escolha dos candidatos.”Recordando os valores intrínsecos ao Evangelho, ao magistério social da Igreja e aos ensinamentos da fé, esta cartilha busca ser uma base sólida de ensinamentos da relação entre fé e política”, aponta.
A Cartilha de Orientação Política 2024 foi produzida com o objetivo de contribuir para a formação de consciência política e motivar a participação no processo eleitoral e está disponível para download. O material foi preparado pela Regional Sul 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e tem como objetivo orientar os cidadãos, oferecendo indicações sobre o universo da política, segundo os princípios e valores da Igreja Católica.
Em 2024, o tema central da cartilha é a esperança, inspirada na proposta do papa Francisco para o Jubileu 2025: “Peregrinos da Esperança”. A esperança permeia todo o conteúdo da cartilha, apresentando a política de uma forma positiva e necessária para prover o bem comum. O subsídio é destinado a eleitores e candidatos, a grupos, comunidades e meios de comunicação.