17 de outubro de 2023
Foto: Arquivo FM.
Yngrid Horrana
PASSOS – O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas campus Passos (IF Sul) campus Passos promove nesta quarta-feira, 18, a partir das 7h30, a abertura da 11ª “Passos Para Moda”. O evento ocorre até no próximo sábado, 21, com palestras e workshops voltado para os alunos da instituição e comunidade acadêmica, a fim de envolver e compartilhar o conhecimento de forma gratuita e de qualidade sobre a moda.
Segundo o instituto, o evento proporciona exposições das 8h às 22h, na rua da Penha, 290. Nesta sexta-feira, 20, deve receber até 300 pessoas em um desfile de moda e arquitetura, no Teatro Gustavo José Lemos (Rotary), na avenida Doutor Brenos Soares Maia, 459, com o tema “A arte de moldar corpos e construir cenários brasileiros”.
Segundo os organizadores, o “Passos Para Moda” tem a contribuição dos estudantes e professores dos cursos de Tecnologia em Design de Moda e de Produção de Moda, onde abordam a temática “Terra Brasil”, que faz referência à diversidade de expressão e à autenticidade, unindo aspectos da cultura brasileira à moda.
De acordo com a professora dos cursos de Design de Moda, Produção de Moda e da pós-graduação em Modelagem em Vestuário, Carol Siq, o envolvimento dos estudantes na organização do evento deve contribuir para a formação acadêmica e auxiliá-los na composição de experiências para o mercado de trabalho.
“Acredito que as atividades que envolvem o desenvolvimento de um desfile ou um evento de forma integral, com certeza, auxiliam os alunos em diferentes áreas de atuação, pois criam habilidades de planejamento, organização, habilidade de liderar equipe, como também de ser liderado, trabalhar com tempo e metas e ter responsabilidade”, afirmou.
Segundo a professora, a moda é uma ferramenta capaz de auxiliar no entendimento das dinâmicas sociais e das práticas de consumo e mercadológicas. “A sociedade usufrui das diferentes manifestações de moda, seja por meio da ciência, da tecnologia, da forma como a própria pesquisa em desenvolvimento agrega à sociedade. A sociedade se beneficia do fenômeno moda de maneira integral, no sentido que, a partir dela, nós orientamos o nosso comportamento social no mundo”, enfatizou Carol.
Conforme a estudante do 4º período de Design de Moda, Carol Baltazar, neste ano o evento conta com maior colaboração e destaque dos estudantes. Para ela, que participou da última edição, a novidade deste ano será o protagonismo dos alunos. “Nós, alunos, somos as estrelas do evento. Temos exposições com os trabalhos dos alunos que se formaram ano passado, atividades desenvolvidas durante este ano, além do desfile que é nossa ‘festa de debutante’”, disse.
“Enquanto alunos, é a primeira experiência que temos, tanto de organização do evento, quanto de criação de peças. Do design a costura, tudo foram os alunos do 4° período que criaram. É um misto de orgulho e medo, estamos dando nosso máximo e estamos orgulhosos do que conseguimos fazer!”, disse a estudante.