Ícone do site Folhadamanha

IF Sul fica em 1º lugar no ranking de cursos do MEC

A nota evidencia o instituto em situação de excelência na Educação./ Foto: Arquivo FM.

Rafael Marcon

PASSOS – O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IF Sul de Minas) conquistou a primeira colocação no índice Geral de Cursos (IGC) do Ministério da Educação e Cultura (MEC) entre os institutos federais do estado. A instituição atingiu nota quatro, na avaliação que varia de um a cinco. De acordo com o professor e diretor-geral do campus de Passos do IF Sul, Juliano Caliari, o resultado representa o trabalho feito pelo instituto no município.

“O resultado representa o esforço de um trabalho coletivo e comprometido com a educação, em que todos os agentes estão envolvidos: professores, técnicos administrativos em educação, direção, estudantes e reitoria. As ações que contribuem com a formação dos estudantes, como os projetos, a política de capacitação dos servidores, a infraestrutura das salas de aula e laboratórios, traduzem a ótima qualidade apontada pelo IGC”, disse.

“E apesar dos bons resultados, estamos continuamente nos esforçando para melhorar os nossos processos, avaliando o desempenho dos estudantes, a infraestrutura da instituição, a organização didático-pedagógica. O conceito quatro valida a qualidade da educação e o cumprimento da missão institucional do IF Sul de Minas, impactando diretamente em qualidade na formação e oportunidade futuras aos estudantes da instituição”, disse.

Segundo ele, o instituto deve, em breve, atingir a nota máxima do IGC. “Estamos continuamente revendo nossos métodos, buscando parcerias, equipando nossos laboratórios, oportunizando condições aos estudantes para desenvolverem projetos, criarem produtos e inovarem. Com estas ações, somadas a qualidade de nossa infraestrutura e tecnologias disponibilizadas, esperamos muito em breve atingir a nota que representa a qualidade que já vivemos em nossos espaços”, afirmou.

Índice

O IGC é um indicador de qualidade que avalia as instituições de educação superior públicas e privadas do país. O índice varia em um e dois (qualidade insatisfatória da Educação), três (qualidade satisfatória) e quatro e cinco (excelência).

O IGC abrange indicadores dos cursos de graduação, em que é utilizada a média dos conceitos preliminares de curso da instituição, que tem como base o desempenho dos estudantes no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, ainda variáveis como corpo docente, infraestrutura e organização didático-pedagógica.

Sair da versão mobile