Ícone do site Folhadamanha

IF Sul abre inscrições para cursos sobre inclusão social

Por meio do IF, Neges abre inscrições para minicursos sobre diversidade e inclusão social./ Foto: Divulgação.

Yngrid Horrana

PASSOS – O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IF Sul de Minas), campus Passos, abre nesta segunda-feira, 24, inscrições para minicursos do projeto Núcleo de Estudos e Pesquisa em Gênero, Educação e Sexualidade (Neges).

As atividades vão ocorrer no dia 5 de maio e serão abertas ao público, contando com palestras e rodas de conversa sobre temas sociais. De acordo com o Neges, haverá emissão de certificado de 6 horas e as inscrições podem ser feitas até o dia do evento.

A programação começa às 19h, com palestras sobre gênero e inclusão, ministradas pela psicóloga Lívia Ribeiro e pelo advogado Sidney José da Silva, respectivamente. Às 21h começam os minicursos, com eixo temático voltado para violência e desigualdade, tendo foco questões étnico-raciais, LGBTQIA+, imigrantes e refugiados. Cada curso terá 40 vagas e as aulas acontecerão, simultaneamente, no Bloco 4 do instituto. 

Para participar, os interessados devem acessar a plataforma Sympla pelo link que estará disponível no Instagram do Núcleo de Estudos (@negespassos). No dia do evento, o comprovante de inscrição deverá ser apresentado na portaria do IF, localizada na rua da Penha, 290, na Penha II. Ainda na entrada, cada pessoa receberá uma senha para concorrer a brindes sorteados durante o evento.

De acordo com a coordenadora do projeto de extensão, Stephanie Duarte Esteban, é possível fomentar a criatividade, melhorar o convívio social e promover mais responsabilidade por meio dos diálogos promovidos no âmbito educacional. “É necessário dar visibilidade a quem sempre esteve invisível na nossa sociedade”, diz a professora.

Para a aluna do 7º período do curso de Administração Maria Paula de Souza Pereira, que faz parte do Neges, o objetivo é retribuir o conhecimento adquirido para a comunidade que tem pouco acesso à educação. “O bairro Penha, especialmente, resgata muita cultura e diversidade, então a missão é expandir debates e fazer com que as pessoas entendam que elas podem e devem ocupar esse espaço”, disse.

O minicurso sobre “Violências e Desigualdades Inerentes a Imigrantes e Refugiados”, que será ministrado pela advogada e membra da Comissão de Direitos Humanos da OAB-Passos, Karoline Carvalho, busca “trazer informações, conscientizar e frisar a necessidade de efetivar direitos fundamentais à dignidade do ser humano”.

Neges

O Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero, Educação e Sexualidade (Neges) é um projeto de pesquisa, ensino e extensão coordenado idealizado por alunos do curso de graduação em administração. Em parceria com o Observatório de Violência Doméstica de Passos, o núcleo está com vagas abertas para voluntariado. As inscrições estão abertas para toda a comunidade de Passos.


Sair da versão mobile