9 de janeiro de 2025
Cursos buscam fomentar conhecimentos e técnicas no setor turístico da região a fim de atrair interessados área e profissionais. Aulas ocorrerão de 10 de fevereiro até 23 de março. / Foto: Reprodução
Vinícius Borges
PASSOS – O Instituto Federal Sul de Minas (IF Sul De Minas) e a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG) abriram inscrições para os cursos “Organização de Eventos: Do Conceito à Realização” e “Turismo Religioso: Estratégias e Técnicas para Gestores e Profissionais”. Os interessados têm até o dia 3 de fevereiro para se inscreverem.
Os cursos são na modalidade EaD, com 40 horas de carga e voltados para pessoas com idade mínima de 16 anos, ensino fundamental completo e residente em Minas Gerais. Ao final do curso, os participantes receberão certificado de conclusão.
Segundo a coordenadora de comunicação do Programa Rotas do Conhecimento, Paula Costa Monteiro, o curso de Organização de Eventos oferece 400 vagas e de Turismo Religioso tem 250 vagas. A seleção dos candidatos será por meio de sorteio eletrônico, conforme os critérios apontados no edital disponível no site do instituto.
“A ideia dessa realização surgiu da necessidade de capacitar os profissionais que atuam na área do turismo no estado de Minas Gerais. Assim, o instituto foi procurado pela secretaria para fomentar esta parceria”, disse a coordenadora.
De acordo com ela, o curso de Organização de Eventos busca formar profissionais capazes de planejar, organizar, executar e avaliar eventos sociais, respeitando medidas de segurança e atuando com responsabilidade socioambiental, conhecer os principais conceitos e fundamentos do processo gerencial e reconhecer, interpretar e solucionar problemas básicos de planejamento, organização, direção e controle.
O curso também explora pontos relacionados organização de feiras e festivais locais, relação entre turismo e eventos, importância dos eventos para o turismo local e alguns conceitos e características da área. Além de, perfis dos profissionais, objetivos e finalidades de determinados eventos, captação de recursos, briefing, fases de planejamento, dentre outros pontos fundamentais nesta área.
Já o curso de Turismo Religioso aborda estratégias e técnicas para gestores e profissionais com o objetivo de colocá-los em contato com práticas de gestão e planejamento do turismo religioso em Minas Gerais a fim de que o patrimônio religioso seja percebido como atrativo para o desenvolvimento local e sustentável do turismo.
O curso também trata de temas relacionados à ecologia, legislação e sustentabilidade, patrimônio religioso nacional e turismo, introdução à história da arquitetura religiosa e artes sacras, santuários e romarias, políticas públicas voltadas para a prática do turismo religioso. Os alunos também terão temas ligados a organizações religiosas, gestões de eventos, tecnologia da informação, gastronomia e hospitalidade aplicadas ao turismo religioso e gestão de marketing e comunicação aplicada.
“A capacitação na área de turismo desempenha um papel fundamental no desenvolvimento econômico e social de diversas regiões. O turismo é um setor dinâmico e em constante crescimento, responsável por gerar empregos, fomentar negócios locais e promover o intercâmbio cultural”, afirma Paula.
“Nesse contexto, a oferta de cursos de capacitação torna-se essencial para garantir a qualidade dos serviços oferecidos, o aprimoramento das práticas profissionais e o desenvolvimento sustentável do setor”, afirma.