BELO HORIZONTE – O Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IF Sul de Minas) está com 940 vagas abertas para ingresso de novos alunos em cursos técnicos subsequentes ao Ensino Médio e em cursos superiores, todos gratuitos.
A seleção é para estudar presencialmente nos campi Machado e Muzambinho e no Centro de Referência do IF Sul de Minas, em Lavras, ou a distância (EaD) em um dos 12 de polos de apoio localizados em cidades da região. As aulas têm previsão de iniciar no segundo semestre de 2025.
Os editais 114/2025 (Ensino Superior), 115/2025 (Ensino Técnico – Lavras) e 116/2025 (Ensino Técnico – Machado e Muzambinho) regulamentam o processo seletivo, que traz novidades nesta edição: o lançamento de dois novos cursos EaD, o de Licenciatura em Letras/Libras (com 50% da carga horária presencial no polo escolhido) e o de Tecnologia em Gestão Hospitalar (100% EaD).
Em Passos há vagas para os cursos de Tecnologia em Gestão Hospitalar e Licenciatura em Pedagogia e EP. Em São Sebastião do Paraíso há vagas para o curso de Licenciatura em Letras/Libras.
Também há vagas para os cursos superiores de Tecnologia em Cafeicultura e Licenciatura em Pedagogia e Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Já as oportunidades para o Ensino Técnico são para cursos subsequentes ao Ensino Médio em Administração, em Agropecuária, em Contabilidade, em Informática para a Internet e em Segurança do Trabalho.
Inscrições
Para participar da seleção, o candidato deve se inscrever no período de 11 de abril a 16 de maio de 2025 no site https://vestibular.ifsuldeminas.edu.br/.
Será cobrada taxa de inscrição para o processo seletivo dos cursos superiores, no valor de R$ 40. Entretanto, há a possibilidade da inscrição ser gratuita, desde que o candidato atenda aos requisitos apresentados no edital e faça a solicitação ao instituto de 11 de abril a 2 de maio. Para todos os cursos técnicos subsequentes não haverá cobrança da taxa de inscrição.
Para quem necessitar, os campi do instituto e os polos de apoio presencial disponibilizarão computadores para realizar a inscrição. Há necessidade de entrar em contato com a Copese do campus ou com o polo de apoio para agendar o atendimento. Os contatos estão nas páginas iniciais dos editais.
Forma de seleção
Para os cursos de nível superior, o candidato poderá optar entre realizar prova presencial (no dia 15 de junho) ou usar a nota que obteve no Enem, valendo as edições de 2016 a 2024. Já para os cursos técnicos subsequentes, a seleção será por sorteio eletrônico no dia 20 de maio.