5 de fevereiro de 2024
Foto: Divulgação.
ALPINÓPOLIS – Na manhã da última quinta-feira, 1º, o Instituto Educacional Padre Ubirajara Cabral (Iepuc) realizou uma aula inaugural com uma palestra ministrada pela especialista em cultura digital Maria Conceição Alves de Lima, alpinopolense doutora e mestre em educação.
A palestra, que teve como público os alunos do período matutino, abrangendo os anos finais do Ensino Fundamental e o Ensino Médio, contou com a presença, além dos estudantes, direção e coordenação pedagógica, também marcaram presença membros da diretoria da Cooperativa de Ensino, entidade mantenedora da escola, evidenciando a relevância do tema abordado.
Maria Conceição Alves de Lima é professora aposentada da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul, trouxe uma bagagem acadêmica expressiva, sendo doutora em Letras pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos. Seu foco de pesquisa concentra-se na cultura digital, explorando o impacto das tecnologias na educação contemporânea.
Durante a palestra, a especialista, que é autora do livro “CiberCultura, CiberLinguagem e CiberEducação” (Editora Biblioteca24horas; 2021), propôs uma reflexão sobre o ensino escolar tradicional, apresentando uma visão pedagógica voltada para o aprendizado em ambientes virtuais e interativos. A ideia central consiste em incentivar os alunos a aprenderem a aprender, com uma participação ativa na construção do próprio conhecimento.
Ela abordou ainda temas como a velocidade da tecnologia, ressaltando a importância de um conhecimento humanizado, e destacou ferramentas modernas, entre elas, o Chat GPT. Essa ferramenta, segundo a palestrante, exemplifica como a educação pode se beneficiar das inovações tecnológicas, proporcionando um ambiente de aprendizado dinâmico e interativo.
Segundo declarou Sebastião Sandre Ângelo, presidente da Cooperativa de Ensino, essa aula inaugural evidenciou a importância de integrar a cultura digital no processo educacional, preparando os estudantes para os desafios de um mundo cada vez mais conectado.
Já a diretora do Iepuc, Oxlaine Cristina dos Santos Rodrigues, destacou que a abordagem inovadora de Conceição Lima certamente deixou uma marca significativa nos alunos da escola, semeando ideias para uma educação mais adaptada aos tempos contemporâneos.
Foto: Divulgação.