22 de fevereiro de 2025
CURSO INCLUI APRESENTAÇÃO SOBRE RISCO GEOLÓGICO, REGULAMENTAÇÕES E EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA FORTALECER O GEOTURISMO SUSTENTÁVEL NA REGIÃO / Foto: Reprodução
VARGEM BONITA – Quarenta moradores de Vargem Bonita e região, entre jovens e idosos, concluíram um curso de capacitação para atuar como condutores no Parque Nacional da Serra da Canastra.
A iniciativa, promovida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), incluiu uma palestra de pesquisadores do Serviço Geológico do Brasil (SGB) e atividades de campo com os participantes. O objetivo foi fortalecer o turismo sustentável e a preservação ambiental na região.
Após o desastre em Capitólio em janeiro de 2022, quando um bloco rochoso se desprendeu e matou 10 pessoas e feriu outras 20 no Lago de Furnas, o Parque Nacional da Serra da Canastra passou a ser uma das áreas turísticas contempladas com avaliações de risco geológico.
“Ficamos responsáveis por apresentar a parte geológica, explicando os resultados da avaliação geotécnica dos atrativos — ou seja, o risco geológico de cada ponto geoturístico — e contamos a história geológica do parque, incluindo as formações rochosas presentes na região”, explica o geólogo e pesquisador do SGB Francisco Ferreira de Campos.
Durante a capacitação, os novos condutores compreenderam a importância da certificação para atuar no turismo da região. Eles também aprenderam sobre as regulamentações do parque, conheceram as associações de condutores e de turismo local e aprofundaram seus conhecimentos em educação ambiental.